segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia



Sobre o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA)

O programa itinerante tem como objetivo levar informações atualizadas e ensino de qualidade em astronomia e em astronáutica para professores de todas as regiões do país. O evento conta com palestras, minicursos e atividades lúdicas, como, por exemplo, oficinas para ensinar a elaborar foguetes de garrafa pet e como mostrar de maneira simples a comparação dos volumes dos planetas em relação ao Sol. 

Para o professor e astrônomo Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o projeto tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.








OBA 2015

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vão estar abertas até o dia 15 de março. A prova vai acontecer no dia 15 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Escolas públicas ou particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo site (http://www.oba.org.br) ou por meio das fichas enviadas a todas as instituições de ensino. 

A olimpíada tem como objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.

É dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do médio - e a prova é composta por dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida.

Os melhores classificados representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2016. E os participantes dessa edição vão ainda concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN). Nelas, os alunos recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.





Nenhum comentário: