sexta-feira, 12 de abril de 2013

Crescimento profissional


Por Marina Perrotta

Ser promovido pode ser um jogo gratificante. As razões que nos levam a buscar a ascensão profissional são muitas. Variam desde a inquietação pela situação atual e a busca pelo reconhecimento com um cargo “de respeito” até à necessidade da recompensa em dinheiro pela execução de tarefas, por muitas vezes, acumuladas.

Porém, em certos casos, trabalhamos em empresas por longos anos sem sair do lugar. Apesar dos esforços, parece que nada é observado e continuamos ocupando as mesmas funções e ganhando os mesmos salários. Que tal reavaliarmos nossa postura?

INTERAÇÃO: a forma como nos relacionamos no ambiente de trabalho com colegas, gerentes e clientes exerce um importante papel na hora da promoção. Procure participar de eventos e desenvolver uma boa relação com todos à sua volta. Isso aumenta a quantidade de pessoas dispostas a compartilhar informações positivas a seu respeito.

DEDICAÇÃO: avalie seu desempenho, seus esforços e sua capacidade de trabalhar em equipe. Pontualidade e paciência também são fundamentais. Veja o quanto leva da sua vida pessoal para a empresa e se isso impede que se dedique o necessário para a execução adequada de seu trabalho.

INICIATIVA: muitas situações exigem iniciativa para que aconteçam. Se ofereça para ajudar e dê opiniões. Seja proativo, mas sem ser invasivo. Geralmente, as promoções são para cargos de maior responsabilidade e, para tanto, é necessário demonstrar habilidade para resolver problemas sem ajuda de outra pessoa.

RESULTADOS: faça um balanço constante de suas realizações. Isso serve para perceber, com mais facilidade, em que se erra ou se acerta. Além disso, caso perceba que é hora de iniciar a conversa com o chefe, essa é uma ótima forma de introduzir o assunto, mostrando o resultado de projetos desenvolvidos sob sua supervisão.

IMAGEM: foque em ações que demonstrem seu nível de profissionalismo. A imagem geral que se passa a partir de atitudes e a forma que se age ao tomar decisões são primordiais para alcançar o sucesso.

Nenhum comentário: