terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que mudou no Fla de Luxa?

Por Rodrigo Shampoo

Após conquistar sete pontos em nove disputados, o time do Flamengo se distanciou da zona de rebaixamento e pôde respirar na 13ª colocação. Mas o que mudou no Flamengo de Wanderley Luxemburgo em relação ao Flamengo de Silas ou o de Rogério Lourenço? A resposta é bem complexa e envolve muitos pormenores que só o futebol pode explicar.

Para começar, após a demissão de Andrade, ex-interino que sagrou-se hexacampeão brasileiro, o Flamengo apostou em outro interino e, depois, no inexperiente Silas, que foi bem no Avaí, mas decepcionou no Grêmio, e voltou a ir mal no rubro-negro. Aí, enfim, o tiro certo: todas as fichas, que eram poucas após tantas polêmicas extra campo, foram apostadas no já "desacreditado" Wanderley Luxemburgo.

O Fla em crise e o Luxemburgo já não sendo o mesmo técnico de outrora: uma combinação explosiva que poderia afundar de vez o Mengão. Mas... o que aconteceu vai muito além das explicações táticas. Poderia até ser a seguinte: “Luxemburgo arma um time ofensivo...” ou até mesmo “Ele conhece os posicionamentos táticos e sabe explorar o melhor de cada jogador...”. Mas por que então ele não fez isso no Atlético Mineiro, deixando o Galo na degola?

Aí é que entra a complexidade do esporte bretão. Todos sabem que Luxemburgo, há muito tempo, é um técnico ultrapassado, pelo menos é o que demonstram seus resultados. Mas todos sabem também que ele é flamenguista. Na matemática, menos com menos dá mais (lembra disso?). O Luxa tinha que mostrar, talvez na sua última grande chance ainda como técnico, que merecia respeito, que podia lidar com um grande clube sem titubear ou mesmo sem afundar sua carreira. Por outro lado, o Flamengo na beira do Z4, não poderia fazer apostas arriscadas, mas arriscou muito com o Luxa.

Resultado: O resultado? A matemática é exata, meu caro. Está certo que não podemos confiar nela, vide o Brasileirão 2009, quando o Fluminense tinha 99% de chances de rebaixamento e o Palmeiras 55% de chances de título. Mas terminou o campeonato com o Flu na Primeira Divisão e o Fla campeão. Enfim, o Wanderley tem nas mãos o clube do coração. Se ele falha, seria uma persona non grata na Gávea. Se ele faz uma boa campanha, segue no clube e tem a chance de finalmente ter a oportunidade de pôr seus planos para o futebol do Flamengo em prática, conseguindo até mesmo o que nem Zico conseguiu. E o resultado? Ele deu um novo gás na equipe rubro-negra e outro maior ainda na sua carreira.

Talvez seja cedo ainda. Mas os primeiros resultados e a forma dos jogadores atuarem em campo mostram que algo mudou, tanto na postura quanto na mentalidade e na maneira de jogar.

E para todo o arco íris, que já sonhava em ver o Mengão na segundona, já pesquisei o preço dos lenços. Semana que vem, no meu post, vou sugerir alguns, desde os mais baratinhos, como o lenço de segunda para os vascaínos até os de seda importada especialmente dedicados aos tricolores. Ah! para os botaguenses nem precisa. Eles já têm uma linda coleção de lenços, de todos os tipos, tamanhos e cores.

Veja vídeo com os melhores momentos do jogo Fla 3 x 0 Inter: http://www.youtube.com/watch?v=ZRuWY7E3Q3U

Nenhum comentário: