terça-feira, 30 de novembro de 2010

Delícias que vêm do mar

Por Gil Castilho


Você sabia que consumir frutos do mar faz muito bem à saúde? Além de terem pouca gordura saturada, esses alimentos são ricos em proteínas, minerais como sódio, ferro, potássio, magnésio, cobre, enxofre, fósforo, iodo, cálcio, flúor, manganês, e cobalto, e vitaminas como a A, E, B e principalmente a D, que atua na calcificação óssea, prevenindo a osteoporose.

Frutos do mar e peixes têm alto teor de ácidos graxos polinsaturados, como o ômega 3, que previne doenças cardiovasculares, e ajuda em ações anti-flamatórias, regeneração de neurônios e no desenvolvimento cerebral. O ômega 3 também reduz o risco de Alzheimer, demência e cansaço mental. Contribui também no tratamento da depressão, ansiedade e alterações do sono, além de aliviar dores da artrite reumatóide e de diminuir o acúmulo de gordura na artéria e reduzir os níveis sanguíneos de colesterol total.


Outros dois nutrientes encontrados nos frutos do mar e nos peixes são o zinco e o selênio. O zinco desempenha função regulatória no organismo. Está envolvido em processos bioquímicos relacionados à imunidade, crescimento, desenvolvimento sexual, formação óssea, cicatrização, atividade neuronal, memória e na manutenção de olfato e paladar. Já o selênio atua na defesa do organismo, auxiliando a modulação do sistema imunológico. Além de  retardar o envelhecimento, combater a tensão pré-menstrual e preservar a elasticidade dos tecidos, o selênio previne o câncer e neutraliza os radicais livres. Em homens, aumenta a potência e o interesse sexual e supre a carência gerada quando o selênio é perdido.

Enfim, os peixes e os frutos do mar beneficiam, e muito, a sua saúde. Então, sinal verde para essas comidas deliciosas, mas lembre-se: com moderação.

Nenhum comentário: