sábado, 20 de novembro de 2010

Homenagem aos 60 anos de TV no Brasil

A MercadoCom homenageia os 60 anos da TV no Brasil nesse vídeo, produzido pelo jornalista Ribamar Filho, no final de 2007, em seu trabalho de conclusão de curso: "Qual o papel da Teledramaturgia no Brasil?". São algumas das cenas mais marcantes dos 60 anos da teledramaturgia em nosso país. O vídeo, que originalmente ía até à novela Duas Caras, de 2007, ganhou cenas inéditas, de 2008 para cá.

São "retalhos" de cenas da teledramaturgia nacional, editados por Ribamar e por parceiros do jornalista. Depois de tudo junto e misturado, a execução aparece em ordem cronológica.

No final, um texto apoteótico, que deixa um ar de quero mais. Eu disse texto? Que nada! Uma poesia escrita pelo jornalista, que, na apresentação do trabalho acompanhou o vídeo e que foi narrado pelo também jornalista Rufino Carmona, diretor da MercadoCom.

Espero que apreciem esse novo capítulo, que, por motivos "técnicos", não pôde ir ao ar ontem, conforme o prometido. Coisas de televisão mesmo. Você sabe como é !?&%$#)(@.

Agora, as palavras do jornalista e "poeta": "Agradeço a minha orientadora, Mariangela de Carvalho, e a minha banca: Carlos Kober e Ronize Aline. Ah! E também aos meus amigos, que estavam presentes em peso no dia da apresentação. E um agradecimento especial a Nilson Xavier, do www.teledramaturgia.com.br, pelo grande apoio ao meu projeto.



Teledramaturgia em verso e prosa
por Ribamar Filho

São sessenta anos de teledramaturgia no Brasil. No início, Éramos Seis. Hoje, somos milhões de brasileiros de olho na TV para assistirmos a esse Pecado Capital tão divino.

É tanto Ti ti ti sobre Vidas Opostas, Alma Gêmea, Pantanal e Confissões de Adolescente que, muitas vezes, nos confundimos. Mas A Muralha, essa História de Amor, é Fascinação.

Sua vida me pertence. Assim nos sentimos em relação às personagens, como se fossem Sangue do meu sangue, juntos em Um só coração durante meses de Barriga de Aluguel.

São tantos os autores Brilhantes que nos transformam em Celebridade, nessa Terra Nostra, onde todos querem ser O Salvador da Pátria.

Neste Vale Tudo, esta Selva de Pedra, onde todos se perguntam Que Rei sou Eu? e nossos governantes nos fazem repetir Deus nos Acuda, o jeito é estar sempre em frente à TV reforçando os Laços de Família e nos segurando, pois mais uma trama irá começar. Explode Coração! Mas esperamos que não seja O Clone de uma outra.

Então, Irmãos, Coragem para continuarmos a prestigiar mais uma novela Belíssima, que vai ser O Bem Amado dessas próximas Páginas da Vida.

Texto de Ribamar Filho

Nenhum comentário: