terça-feira, 28 de abril de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia



Júpiter e Lua em conjunção no céu   

A noite do dia 26 de abril revelou um belo fenômeno astronômico. A Lua passou a poucos graus do planeta Júpiter. Jair Barroso, astrônomo do Observatório Nacional e colaborador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), diz que esse acontecimento, chamado de “conjunção”, poderá ser visto em todo o Brasil.

- Podemos dizer, informalmente, que quando dois astros (planeta e estrela, planeta e Lua, por exemplo) estão próximos angularmente no céu, isso caracteriza uma conjunção – explica o astrônomo.

Segundo Barroso, Júpiter é conhecido como “gigante gasoso” e é um dos planetas mais brilhantes do sistema solar, “sendo apenas menos brilhante que Vênus, que pôde ser observado também no dia 26, só que no lado poente ao escurecer”.

A conjunção foi vista no céu facilmente. Ele diz que bastou achar a Lua e saber que o astro brilhante "perto" dela era o planeta Júpiter. “Além de despertar o interesse pela ciência, a observação permite uma melhor compreensão em relação aos movimentos da Terra e dos astros no Universo”.










Nenhum comentário: