terça-feira, 7 de abril de 2015

Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) na mídia



Biossegurança: ferramenta essencial à vida
e às pesquisas científicas

* Dra. Leila Macedo

A palavra Biossegurança foi introduzida em nosso vocabulário oficialmente a partir da Lei nº 8.974, de 1995, e atualizada em 2005. A chamada Lei de Biossegurança transcende o campo de abrangência jurídico da Lei Brasileira atual, dentro da esfera do conhecimento científico mundial. Os textos e manuais da área apontam para um conceito mais amplo, no qual o risco ou a probabilidade de um determinado dano ocorrer passa a ser o objeto da pesquisa desta nova Ciência. O risco biológico - ao qual estão sujeitos os pesquisadores e profissionais que atuam em laboratórios ou em ambientes onde estão presentes microrganismos - é apenas um dos segmentos de atuação da Biossegurança como disciplina científica.

A primeira edição da Classificação de Agentes Etiológicos (aqueles que causam doenças) com Base no Risco foi realizada em 1974. Nesse período, foi a primeira vez que os critérios e procedimentos necessários foram estabelecidos para amenizar os níveis de risco para os agentes microbianos. Ao editar o primeiro Manual de Biossegurança no mundo, em 1984, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos fez referência pela primeira vez à Biossegurança (Biosafety, em inglês) como um conjunto de procedimentos, práticas e instalações voltadas para controlar o biorrisco, ou seja, o controle do perigo advindo de organismos infecciosos.

Embora reconheçam a Biossegurança como multidisciplinar, as publicações sobre o assunto enfocam o risco biológico como o objeto principal de sua análise no contexto empregado, considerando os demais problemas como adjacentes e/ou coadjuvantes no processo de trabalho no laboratório.

Como princípio da Biossegurança, a contenção e o manejo do risco representam o caminho seguro para a minimização de perigos. É importante ressaltar que este conceito está ligado a probabilidades, pois não há o risco zero em qualquer atividade no campo das Ciências da Vida.

A evolução histórica do conceito de risco e da sua percepção ao longo do tempo representa a evolução da Biossegurança como Ciência. A história da medicina, por exemplo, registrou algumas tentativas de prevenção de risco, que hoje identificamos como a origem desta Ciência. Isso mostra o quanto foi importante conter agentes patógenos, não só para combater doenças que ameaçam a população quanto para impedir que agentes de saúde também contraíssem uma infecção.

Os procedimentos de prevenção destinados à segurança do pesquisador, do objeto pesquisado e das condições ambientais do entorno em que a pesquisa se realiza são elementos fundamentais para a minimização do risco e constituem o campo de ação da Biossegurança como Ciência para proteger nossas vidas, dos animais e meio ambiente.





Nenhum comentário: