terça-feira, 18 de agosto de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia



São José dos Campos recebe encontro de astronomia pela primeira vez


Com o intuito de ensinar professores dos ensinos fundamental e médio sobre o universo, a cidade São José dos Campos (SP) sediará o 60º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) dos dias 20 a 22 de agosto. O encerramento do evento contará com a palestra de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.

O programa será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Diretoria de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos entre outros. A iniciativa visa capacitar os professores da Educação Básica em ensino de astronomia e ciências espaciais.  

Além de assistir às palestras e aos minicursos, o público ainda vai participar de atividades lúdicas, como, por exemplo, oficinas para ensinar a elaborar foguetes de garrafa pet e para mostrar o movimento aparente do Sol.  

Para o professor e astrônomo Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o projeto tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos promover a integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Segundo Enrique Klai de França, coordenador local do evento, será a primeira vez que se realiza o encontro em São José dos Campos, cidade conhecida por ser o polo Tecnológico e de Pesquisa nas áreas de Astronomia e astronáutica. “A equipe do EREA, juntamente com o professor Canalle, veem nos ajudando e motivando muito nessa grande iniciativa”.

- O público irá gostar bastante da nossa proposta. Ela será voltada para a educação, com foco na formação continuada de professores – diz.  

60º EREA
Encontro Regional de Ensino de Astronomia – São José dos Campos (SP) 
Período: de 20 a 22 de Agosto de 2015
Locais do evento:  
Centro de Formação do Educador (Cefe) "Professora Leny Bevilacqua" em São José dos Campos.
Endereço: Av. Olivo Gomes, 250 – Santana;
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Av. dos Astronautas, 1758 – Jardim da Granja
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
Av. Shishima Hifuni, 2911 – Urbanova
Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1941 – Parque Martim Cererê


http://www.agoravale.com.br/noticias/Geral/sao-jose-dos-campos-recebe-encontro-de-astronomia-com-presenca-de-marcos-pontes


Nenhum comentário: