quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O calvário vascaíno



Por Carlos Pinho
No início de 2012, com a saída do diretor executivo, Rodrigo Caetano, a diretoria do Vasco da Gama resolveu escrever o roteiro de um filme. As primeiras páginas já davam a tônica de um enredo que se rechearia com trapalhadas, intrigas, drama nas arquibancadas e muito terror dentro de campo. Não teve suspense, pois, no fundo, todos já sabiam onde, mais cedo ou mais tarde, acabaria a trama.
Rodrigo Caetano teve papel central no projeto que levaria o Vasco de volta à elite do futebol brasileiro, em 2009, e na montagem do elenco vencedor da Copa do Brasil de 2011. Ademais, conseguia, como poucos (em se tratando de Vasco), “blindar” o vestiário da efervescência política e da rede de boatos que rondam o clube. As dificuldades financeiras não deixaram de existir com ele, mas o foco era outro: a luta por títulos.

A saída dele - por conta de divergências que diziam respeito, entre outros pontos, à forma como as divisões de base eram conduzidas – desmantelou toda uma estrutura exitosa que tinha tudo para render ainda mais frutos.
Se, em 2011, o vascaíno viveu uma lua de mel com o time, 2012 já colecionaria uma série de trapalhadas. A incompetência em conseguir as tão suplicadas certidões negativas de débito, o desmanche de um elenco vencedor, a insistência em atribuir todo insucesso à “herança maldita” da gestão de Eurico Miranda, o sucateamento do clube, contratações equivocadas e os atrasos salariais recorrentes. Só para citar algumas mancadas, pois a lista é muito mais extensa.
Todos esses fatores foram evidenciando a incapacidade do mandatário do clube, Roberto Dinamite, de aprender com o passado – bem recente, por sinal – e o seu despreparo. Para piorar, viu-se isolado politicamente, com a debandada dos outrora aliados da sua diretoria e o crescimento de uma oposição fragmentada e conturbadíssima. O desfecho não poderia ser outro: mais um rebaixamento, o segundo em cinco anos (ambos com Dinamite no comando). 
Em meio à tempestade, eis a pergunta que povoa o hall das indagações de cada vascaíno: o que esperar de 2014? Eu, sinceramente, não sei. Os rumos políticos do cruzmaltino – que terá eleição ainda sem data definida – cantarão a pedra sobre como será o amanhã em São Januário. Uma coisa é certa: o Vasco vai precisar da união de forças para se reerguer.

Por fim, deixo alguns questionamentos para você, torcedor do Gigante da Colina, de tantas histórias e glórias: de agora em diante, como você verá Roberto Dinamite? Como separar o ídolo do presidente? Será que a sua idolatria está ameaçada?
Vejamos a sequência dessa saga... 

Nenhum comentário: