Mostrando postagens com marcador osama bin laden. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador osama bin laden. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Filme sobre a morte de Bin Laden


Passados pouco mais de 20 dias da morte do terrorista Osama Bin Laden, um filme retratando seu dia derradeiro já tem previsão de estreia: o segundo trimestre de 2012. A produção (que ainda não tem título definido) vai contar com a direção de Kathrym Bigelow, vencedora do Oscar em 2010, por “Estado de Guerra”. O roteiro ficará a cargo de Mark Boal.

Notabilizada por utilizar a sua experiência como jornalista investigativa mesclando traços documentaristas na elaboração de suas tramas, Bigelow fez história na premiação do Oscar, como a primeira mulher a vencer a categoria direção.

O roteiro dessa nova produção já vinha sendo elaborado antes mesmo da morte do líder da AlQaeda, mas teve de ser refeito por conta desse acontecimento histórico. Para a construção do tema, Kathrym e Boal acompanharam de perto uma equipe de operações especiais dos Estados Unidos, exatamente a que foi responsável pela execução de Bin Laden, a Navy Seals.

A Sony detém os direitos de distribuição do longa, que promete ser o grande sucesso de bilheteria do próximo ano. Amy Pascal, vice-presidente da multinacional, está otimista com o novo projeto cinematográfico: “Com a morte de Osama Bin Laden, este filme não podia ser mais relevante”, ressalta.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A vitória do Tio Sam


Por Rufino Carmona

A morte de Osama Bin Laden, divulgada há poucos instantes, de forma oficial, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, marca o fim de uma busca angustiante pelo líder terrorista responsável pelo atentado às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque.

Para matar Bin Laden e tentar desestruturar sua rede pelo mundo, os americanos detonaram a guerra do Afeganistão e a guerra do Iraque. Muito sangue foi derramado. Mas nada de Bin Laden e nada também de quebrar as conexões da Al Kaeda. Muitos afirmam que a organização terrorista é mais forte hoje, embora tenha gente que diga que a rede já teria perdido muito da sua força.

Mas o mundo hoje é mais perigoso do que há dez anos, antes do atentado ao World Trade Center. Se vai ficar mais seguro com a morte do maior mentor do terrorismo de que temos notícia nas últimas décadas só o tempo vai dizer.

O terrorismo perde o rumo ou se fortalece com a morte de Osama Bin Laden, já que foi executado por tropas americanas? A pergunta fica no ar. Mas ninguém duvida que é uma grande vitória política do presidente Obama. Ele fica para a história como o presidente que, enfim, matou o grande inimigo da nação do Norte.

O próximo 11 de setembro, dez anos depois da queda das torres gêmeas, vai ser um pouco menos angustiante para as famílias que perderam parentes naquele dia de que nunca iremos esquecer.

Você acha que o terrorismo perde força com a morte de Bin Laden? Deixe aqui o seu comentário.