quinta-feira, 19 de março de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia

Organizado em parceria entre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a ACRUX Aerospace Technologies, o Space Camp (Acampamento Espacial, em inglês) promove palestras e oficinas temáticas com especialistas sobre satélites, foguetes, robótica e astronomia. Na última edição, contou com a palestra de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, e visitas guiadas à hidrelétrica binacional de Itaipu.

O evento desse ano ainda realizou uma competição científica em equipe entre os jovens. Num dos torneios, eles tiveram de construir protótipos de veículos para uma expedição numa base que simulou a superfície irregular da Lua. Além disso, houve disputas de lançamento de foguetes e de talentos artísticos tipicamente Geeks.

No local houve também o lançamento de foguetes a propelente sólido, imageamento com drones, uma simulação da construção de uma base espacial por meio de jipes robóticos programados pelos alunos, além de uma grande Space Party para confraternização.

Para o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA, é preciso promover mais eventos com o intuito de estreitar os laços entre os estudantes e a ciência. “Somente criando oportunidades para disseminar o conhecimento científico é que poderemos despertar o interesse nos jovens, além de aproximá-los dos pesquisadores dessas áreas”, ressalta.

Space Camp em Foz do Iguaçu
 Clique na imagem para ver o vídeo na íntegra







Nenhum comentário: