terça-feira, 31 de março de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia



Estudantes buscam vaga em olimpíadas de astronomia no exterior


Cerca de cento e vinte estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país vão em busca de uma vaga para representar o Brasil em olimpíadas de astronomia no exterior. O processo seletivo acontece até o dia 1º de abril, em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.

A primeira etapa, que aconteceu depois da prova nacional, foi online. Nessa fase, as provas serão presenciais e vão definir os representantes da delegação brasileira nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2015.

De acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, os estudantes vão fazer exames teóricos de astronomia e provas práticas sobre o céu, como, por exemplo, localizar constelações e estrelas. “Serão duas provas teóricas: uma de reconhecimento prático do céu real com manuseio de telescópio e outra só de reconhecimento do céu, mas dentro do planetário digital da OBA”, comenta.

Depois de selecionados, os jovens participam de uma grande preparação com astrônomos e especialistas. A programação contará com treinamentos no Observatório Abrahão De Moraes da Universidade de São Paulo (USP), em Valinhos (SP), no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brasópolis (MG), e  na cidade de Passa Quatro, sul de Minas Gerais. Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

Eventos internacionais
A nona IOAA vai acontecer na Indonésia em julho. Na edição anterior, que foi na Romênia, o Brasil levou a inédita medalha de prata na prova por equipe. Nos exames individuais, os alunos conseguiram duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

E a OLAA desse ano será na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A olimpíada reunirá representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia, México e Brasil e, provavelmente, com observadores do Peru e Venezuela. Em 2014, no Uruguai, a equipe do nosso país ganhou três medalhas de ouro, duas de prata e ainda garantiu o prêmio especial de “Melhor Prova Individual”, por terem gabaritado os exames.

Organização 
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova desse ano acontecerá no dia 15 de maio. 

http://globotv.globo.com/tv-rio-sul/rjtv-2a-edicao-tv-rio-sul/v/barra-do-pirai-rj-recebe-etapa-da-olimpiada-brasileira-de-astronomia/4074236/
 

http://www.folhavaledocafe.com.br/regi-o/estudantes-buscam-vaga-em-olimpiadas-de-astronomia-no-exterior-1.1547223#.VRqj1fzF-Sp


Nenhum comentário: