Mostrando postagens com marcador Internacional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Internacional. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de julho de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia

Brasil rumo às medalhas em astronomia e astrofísica

Cinco estudantes brasileiros do ensino médio viajam, essa semana, para a cidade de Magelang, na província de Java Central, na Indonésia. Eles vão em busca das medalhas do conhecimento na IX Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), que acontece entre os dias 26 de julho e 4 de agosto.

A nossa seleção é formada pelos alunos Carolina Lima Guimarães (Vitória, ES), Felipe Roz Barscevicius (Sorocaba, SP), João Paulo Krug Paiva (Curitiba, PR), Pedro Henrique da Silva Dias (Porto Alegre, RS) e Yassin Rany Khalil (Primavera do Leste, MT). Os líderes do grupo são os astrônomos Gustavo Rojas (UFSCar) e Eugênio Reis (MAST/RJ).



Preparação

Antes da viagem, os jovens participaram de uma série de treinamentos. Eles estudaram com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Depois, conheceram e aprenderam mais sobre a disciplina no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis (MG). As aulas tinham como objetivo intensificar a preparação dos alunos diante das provas.

Nessa última semana, eles se reuniram no Planetário Johannes Kepler, situado no Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP). Esse encontro serviu para testar os conhecimentos de astronomia no planetário, onde foram simuladas as condições observacionais que encontrarão na Indonésia.

Além dos alunos e líderes da equipe, participaram desse último treinamento os professores Marcos Calil e Daniel Soler (Sabina), Julio Klafke (Colegio Objetivo-SP), Thiago Paulin (Colégio Etapa-SP) e Ednilson Oliveira (Colégio Santa Maria-SP).

Na olimpíada anterior

A edição de 2014 foi na cidade de Suceava, Romênia. Além de receber duas medalhas de bronze e três menções honrosas, a delegação brasileira conquistou a inédita medalha de prata na prova por equipe.

Como participar

Para ter a oportunidade de estar em uma destas equipes internacionais, o candidato precisa, primeiramente, de uma excelente pontuação na prova nacional da OBA. Em seguida, é preciso participar de provas seletivas online. E, finalmente, caso seja classificado, o estudante realiza uma prova final presencial.

Depois de todo esse processo, os selecionados para compor as equipes realizam treinamentos intensivos, onde aprendem a operar telescópios, a construir foguetes e bases de lançamento e aprimoram seus conhecimentos de Astronomia.

Organização

A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). A organização exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade. Já a OLAA é coordenada por astrônomos brasileiros, argentinos, uruguaios e de outros países da América Latina. Acontece desde 2009, quando foi fundada na cidade de Montevidéu, no Uruguai. A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)


http://www.aloalocidade.com.br/2015/07/brasil-rumo-as-medalhas-em-astronomia-e.html

http://www.annaramalho.com.br/news/blogs/anna-ramalho/68384-brasileiros-disputam-olimpiada-de-astronomia-e-astrofisica.html

http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/100000763242/brasileiros-participam-de-olimpiada-de-astronomia-na-indonesia.html

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/07/plutao-continua-sendo-planeta-anao-mesmo-com-new-horizons-entenda



terça-feira, 31 de março de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na mídia



Estudantes buscam vaga em olimpíadas de astronomia no exterior


Cerca de cento e vinte estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país vão em busca de uma vaga para representar o Brasil em olimpíadas de astronomia no exterior. O processo seletivo acontece até o dia 1º de abril, em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.

A primeira etapa, que aconteceu depois da prova nacional, foi online. Nessa fase, as provas serão presenciais e vão definir os representantes da delegação brasileira nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2015.

De acordo com o Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, os estudantes vão fazer exames teóricos de astronomia e provas práticas sobre o céu, como, por exemplo, localizar constelações e estrelas. “Serão duas provas teóricas: uma de reconhecimento prático do céu real com manuseio de telescópio e outra só de reconhecimento do céu, mas dentro do planetário digital da OBA”, comenta.

Depois de selecionados, os jovens participam de uma grande preparação com astrônomos e especialistas. A programação contará com treinamentos no Observatório Abrahão De Moraes da Universidade de São Paulo (USP), em Valinhos (SP), no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brasópolis (MG), e  na cidade de Passa Quatro, sul de Minas Gerais. Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

Eventos internacionais
A nona IOAA vai acontecer na Indonésia em julho. Na edição anterior, que foi na Romênia, o Brasil levou a inédita medalha de prata na prova por equipe. Nos exames individuais, os alunos conseguiram duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

E a OLAA desse ano será na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A olimpíada reunirá representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia, México e Brasil e, provavelmente, com observadores do Peru e Venezuela. Em 2014, no Uruguai, a equipe do nosso país ganhou três medalhas de ouro, duas de prata e ainda garantiu o prêmio especial de “Melhor Prova Individual”, por terem gabaritado os exames.

Organização 
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova desse ano acontecerá no dia 15 de maio. 

http://globotv.globo.com/tv-rio-sul/rjtv-2a-edicao-tv-rio-sul/v/barra-do-pirai-rj-recebe-etapa-da-olimpiada-brasileira-de-astronomia/4074236/
 

http://www.folhavaledocafe.com.br/regi-o/estudantes-buscam-vaga-em-olimpiadas-de-astronomia-no-exterior-1.1547223#.VRqj1fzF-Sp


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Grandes campeões

Surpresa arretada: Bahia de Feira de Santana.

Nossos parabéns às equipes campeãs estaduais! No nordeste, destaque para a redenção do Santa Cruz, que faturou o Pernambucano, e para a zebra, Bahia de Feira de Santana, que levantou o caneco na Bahia. 

Santa Cruz nos braços da torcida Coral.

Em Minas, o Cruzeiro renasceu das cinzas e despachou o Galo. Os meninos da Vila conquistaram o bicampeonato paulista, com direito a frango ensopado, servido pelo goleiro do Corinthians. 

Raposa ri por último na Arena do Jacaré.

Santos mantém a hegemonia em São Paulo.

Já no Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio fizeram uma partida emocionante até o último milésimo de segundo. A decisão foi para os pênaltis e o  goleiro Renan se redimiu do frangaço no final de jogo e assegurou mais um troféu na galeria do Gigante da Beira-Rio.

A festa Colorada.

Foi um espetáculo de emoções. Que venha o Brasileirão!

domingo, 15 de maio de 2011

Um Domingo de decisões

Um dia de muita emoção no país do futebol
Por Carlos Pinho 
 
Alguns estaduais, como o carioca e o paranaense, já acabaram, mas a bola vai rolar, como nunca, daqui a pouco, em decisões por sete estados brasileiros. Nesse post, vamos analisar os prognósticos para as finais do Paulistão, do Gauchão, do Mineiro e do Pernambucano.

Santos X Corinthians

Liédson X Neymar: um duelo que promete!

A tendência é de que o Timão chegue ao duelo mais preparado do que o Peixe, já que teve toda a semana para trabalhar, enquanto a equipe de Muricy Ramalho viajou, no meio da semana, para a Colômbia para jogar a Libertadores.

 Neymar, a esperança de gols santista.

Mas como no futebol não existem fórmulas exatas, se os meninos da Vila vencerem o cansaço, podem levar o título. Mesmo sem Paulo Henrique Ganso, machucado. A responsabilidade vai estar nos pés de Neymar. E ele não costuma decepcionar.

Atlético-MG X Cruzeiro

 Cuca, um bom técnico em busca da afirmação.

Com um início de temporada avassalador, o Cruzeiro perdeu o rumo em apenas quatro dias da semana passada. A eliminação surpreendente, na Libertadores, e a derrota para o Galo, por 2 a1, no primeiro jogo da final do campeonato mineiro, trouxeram a questão: a equipe de Cuca é um mero fogo de palha?

 Dorival Jr.

Pelo menos, no momento, o castelo da celeste mineira parece desmanchar como areia. E o antes considerado supertime em nada difere dos elencos montados nos últimos quatro anos: “jogando como nunca e perdendo como sempre” (frase utilizada até meados do ano passado, no meio futebolístico, para zombar da seleção espanhola). Em busca da redenção, o Cruzeiro ainda terá o desfalque de seu principal jogador, o meia Montillo, suspenso.

 Mancini: o craque do Galo.

O Atlético conquistou uma boa vantagem e joga pelo empate. A equipe de Dorival Jr. conta com a categoria do meia-atacante Mancini (ex-Roma e Inter de Milão) e  salto alto não combina com os times treinados pelo competente técnico. 

Grêmio X Internacional

 Renato Gaúcho.

Vitorioso em pleno Gigante da Beira-Rio, pelo placar de 3 a 2, o Grêmio leva para a sua casa, o Olímpico, a vantagem de poder empatar para assegurar o título gaúcho. O campeonato é encarado pelos torcedores do Rio Grande do Sul como um desafio nacional, devido às raízes históricas do povo dos pampas com o seu território, defendido, por muitos, como um país.

O tricolor conta com os retornos dos meias Adilson e Lúcio. Assim, o técnico Renato Gaúcho vai poder completar o setor de meio-campo com Fábio Rochemback e Douglas. Com essa formação, o Grêmio tem, na temporada, dez vitórias, apenas um empate e nenhuma derrota.  

 Falcão e o desafio Colorado.

Já o Internacional ainda não se adaptou à filosofia de Paulo Roberto Falcão. O técnico, tão acostumado às imagens disponíveis nas modernas cabines de transmissão, parece um estranho à beira do campo, área onde talvez nunca tenha tido tanta intimidade assim. Em uma semana, sofreu duas derrotas decisivas: a eliminação na Libertadores e a virada no último Gre-Nal. Como técnico, Falcão está se revelando um belo comentarista.

 Guiñazú, ídolo do Inter.

Santa Cruz X Sport

 O retorno do Santa Cruz às grandes decisões.

Em Pernambuco, um clube parece renascer das cinzas, o Santa Cruz, que amargou vários rebaixamentos e um longo jejum de títulos nos últimos anos. Mas esse marasmo pode estar com os dias contados. A vitória sobre o Sport, por 2 a 0, em plena Ilha do Retiro, reacendeu a esperança de dias melhores para o torcedor do tricolor coral.

 Hélio dos Anjos, técnico do Sport

Já o Sport, em busca do hexacampeonato, terá um baita desafio pela frente. Para alcançar o título, o Leão precisa vencer o Santa por três gols de diferença no Mundão do Arruda.  


E então? Dê o seu palpite:  Quem leva a melhor na final do seu estado?