Os desafios da
educação na era digital
*Alex Rangel
Os alunos de hoje são muito diferentes
daqueles de 20 anos atrás. As demandas da educação contemporânea estão em
contínua transformação. Num mundo de múltiplas alternativas de aprendizado e
de distrações, os estudantes do século XXI exigem e buscam cada vez mais
soluções digitais interativas.
Para não perderem o bonde da história nem
caminharem na contramão das novidades, as escolas precisam se adequar a essas
questões, como é o caso da criação de novas plataformas e metodologias de
ensino. Por quê? Pois o quadro negro, livros e apostilas em papel já não chamam
mais a atenção dessa juventude online full time, a qual tem como grandes
companheiros e solucionadores das dúvidas e questionamentos os sites de buscas.
Por esse motivo, é preciso repensar a maneira
de ensinar e introduzir novos atrativos na sala de aula que prendam a atenção
desse jovem. Porém, não adianta simplesmente digitalizar o material e
disponibilizá-lo em uma plataforma para leitura. Isso significaria subutilizar
o potencial que essa ferramenta poderia oferecer, tornando-o um conteúdo
complementar.
Como alternativa, as escolas estão recorrendo
aos materiais didáticos digitais e interativos, que podem ser estudados por
meio de aplicativos em tablets. Dessa forma, é possível ensinar lições teóricas
com infográficos e vídeos que podem ser vistos num clique.
Esse método torna as aulas altamente
sofisticadas e sobretudo dinâmicas. Ou seja, muito mais interessantes para os
jovens. Sem contar que os estudantes não precisam carregar quilos e mais quilos
de livros. Além de reduzir de maneira significativa o peso do material
didático, esse equipamento é uma opção ecológica, porque não utiliza o papel em
sua produção.
No entanto, não só a escola precisa se
renovar. Os professores também devem se modernizar, pois são os responsáveis
pela educação das novas gerações. Infelizmente, estão perdendo a sua relevância
para a web. Isso tem que mudar. É fundamental que eles aprendam a lidar com os novos
aparatos tecnológicos.
É fundamental entender que as novas
ferramentas permitem ao professor poupar não perder tempo escrevendo no quadro
ou tentando desenhar uma célula ou o sistema solar por exemplo. Isso significa
ganho de qualidade também. Elas permitem que as aulas se aprofundem mais no
assunto, abordando mais questões relevantes, respondendo a mais dúvidas e
sugerindo um número maior de exercícios.
As novas tecnologias e a internet devem ser
encaradas como aliadas da educação, que precisa acompanhar e beber na fonte dos
avanços da era digital. Esse é o caminho que vão trilhar as escolas do futuro.
*Diretor-geral do Colégio
Flama
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