segunda-feira, 21 de março de 2011

“Cronistas do Futuro” comentam passeio vascaíno

Diego Souza comemora gol em sua estreia no Vasco
Crédito fotográfico Maurício Val/VIPCOMM
Por Carlos Pinho

Na visão dos “Cronistas do Futuro”, o Vasco da Gama passeou ontem à tarde no Engenhão diante de um fragilizado Botafogo. A partida, por si só, já tem muita história. Mas a estreia de Diego Souza mobilizou a torcida cruzmaltina, que compareceu em maior número que a do rival. Com dois golaços, um dele próprio, de Diego e outro de Éder Luís, os 2 a 0 até que ficaram barato demais.

O cronista do futuro, Fábio Cordeiro, de 12 anos, ressaltou que a melhora do setor defensivo vascaíno foi fundamental para a vitória. Em contrapartida, o Botafogo, apesar do esquema retrancado de Joel Santana, não conseguiu segurar o Trem Bala da Colina, apelido da moda entre os torcedores.

Bruno Lima, de 14 anos, destacou o comportamento da equipe comandada por Ricardo Gomes durante as duas etapas: “Em grande parte do primeiro tempo, o Vasco foi melhor, mas não chegou a dominar o jogo. No segundo tempo, entretanto, o domínio foi total, principalmente depois da parada técnica”. Para ele, o melhor jogador da partida foi o meia Felipe.

Caroline Donadella, de 12 anos, considerou a atuação da equipe de General Severiano ruim. Mas o balanço final do jogo, na sua visão, foi bom. O estreante da noite, o meia Diego Souza, foi o craque do jogo na sua opinião.

Debatendo sobre o reencontro do Vasco do Gama com o bom futebol, perguntei ao cronista do futuro, Alexandre Lima, de 13 anos, sobre o que achava da nova formação da equipe, reforçada agora por Diego Souza: “O novo meio campo do Vasco foi muito mais criativo e movimentou-se o tempo todo. Mas faltou um homem de referência no ataque”, respondeu.

O projeto “Cronistas do Futuro” é fruto da parceria entre a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) e a Casa da Empada. Reúne jovens de 7 a 14 anos com o objetivo de analisar as partidas disputadas aos domingos no Engenhão. As empadas, no intervalo, repõem a energia da garotada.

Fluminense e Vasco farão, no próximo domingo, mais um clássico eletrizante pela Taça Rio. E os “Cronistas do Futuro” estarão novamente acompanhando cada jogada.

Nenhum comentário: