segunda-feira, 28 de março de 2011

"Cronistas do Futuro" no clássico Fluminense X Vasco

Crédito fotográfico: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Por Carlos Pinho


O clássico Fluminense X Vasco foi equilibrado na visão dos “Cronistas do Futuro”. O tricolor chegou empolgado pela heroica vitória sobre o América-Mex, na Libertadores, enquanto o Vasco vinha em ascensão no Estadual.

Bruno Alexandre, de 14 anos, ressaltou a superioridade tricolor no início do primeiro tempo. Mas, segundo ele, “o tempo técnico foi um divisor de águas”. A equipe vascaína voltou melhor para o restante da partida. Destacou a boa atuação do meia Felipe e a estreia discreta do centroavante Alecsandro.

Alexandre Lima, de 13 anos, fez sua análise: “O Fluminense não mostrou um bom futebol, apesar da presença de jogadores como Fred, Conca, Emerson e da entrada do meia Deco no segundo tempo. Já o Vasco vem se acertando aos poucos. Com a presença de Alecsandro, tende a melhorar muito, pois é um jogador que conhece muito bem o caminho do gol”. Resumindo o que foi a partida, nosso cronista disse: “O jogo foi lá e cá”.

Fábio Augusto, de 12 anos, chamou a atenção para o desempenho do goleiro do Fluminense: “A partida foi bem disputada pelas duas equipes, mas o Vasco teve mais felicidade nas finalizações. Os goleiros também tiveram boas atuações, com grandes defesas. Principalmente o tricolor Ricardo Berna”.

Perguntei aos Cronistas do Futuro qual foi o melhor jogador da partida. Eles escolheram o meia Felipe, do Vasco da Gama. No intervalo da partida, enquanto saboreavam as deliciosas empadas da Casa da Empada, eles debateram sobre o futuro do futebol carioca sem o Maracanã, que só deverá estar pronto em 2013. Bruno Alexandre trouxe uma sugestão aos dirigentes dos clubes que usarão o Engenhão frequentemente nesse período: “Para os próximos campeonatos, Flamengo, Fluminense e Botafogo deveriam fechar uma parceria para que, em conjunto, cuidassem da manutenção do estádio”. Fica a dica!

O projeto “Cronistas do Futuro” é uma parceria entre a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) e a Casa da Empada. Reúne jovens de sete a 14 anos com o objetivo de estimular o debate e a análise das partidas realizadas aos domingos no Engenhão. As empadas, no intervalo, repõem a energia da garotada.

Botafogo e Resende jogarão no próximo domingo pela sexta rodada da Taça Rio às 18h30. E os “Cronistas do Futuro” estarão conferindo o jogo do Glorioso sob o comando de Caio Júnior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já disse e repito: esse Pinho,tá pra mascer outro.