segunda-feira, 21 de março de 2011

Tarefa difícil para um grande autor

Walcyr Carrasco, autor de Morde e Assopra
Por Ribamar Filho


Walcyr Carrasco tem um grande desafio a partir de hoje às 19h30. A nova novela da Rede Globo de Televisão, Morde e Assopra, vai ter que pagar um dobrado para substituir Ti Ti Ti, trama que terminu na útlima sexta-feira e que foi a melhor dos últimos tempos não só do horário, mas de toda a tedramaturgia brasileira. Tudo bem que era um remake. Mas um remake de três novelas e não só de uma. E, além do mais, vamos concordar que Maria Adelaide Amaral fez muito mais do que uma homenagem a Cassiano Gabus Mendes. Ela nos presenteou com uma versão a altura, um novelão para ninguém botar defeito.

O último capítulo teve de tudo um pouco: desfiles, finais felizes e o trio de protagonistas Claudia Raia, Murilo Benício e Alexandre Borges brilhando mais uma vez. Sem contar o elenco espetacular e as tramas muito bem montadas. Repare que foi uma das poucas novelas que não terminou com casamento no último capitulo. Hehehehe. Isso é só um detalhe, mas a brilhante versão da autora já entrou para a história da teledramaturgia brasileira, tanto que outros remakes já estão engatilhados, como O Astro, sucesso de Janete Clair em 1977.

Mas voltado ao talentoso Walcyr Carrasco, dono de grandes sucessos no horário das 18h como Chocolate com Pimenta, O Cravo e a Rosa e Alma Gêmea, além do mais recente, às 19h, Caras e Bocas, o autor parece vir cheio de fúria e vontade de fazer bonito.

A trama tem como base duas histórias centrais: uma que envolve um cientista (com um dos galãs do momento, e ótimo ator, Mateus Solano) e a sua criação, uma robô (a atriz Flávia Alessandra) com aparência de sua esposa falecida e outra com uma paleontóloga (a atriz Adriana Esteves) e um agricultor (o galã Marcos Pasquim) que travam uma “guerra”, ele tentando manter sua plantação de pé, mesmo local onde ela pretende fazer escavações para encontrar ossos de dinossauros.

Na apresentação à imprensa, Walcyr Carrasco informou que a trama de Morde e Assopra surgiu quando ele descobriu que Marília, cidade do interior de São Paulo, tem muitas ossadas de dinossauros. E como Marília tem forte influência da colonização japonesa - e o Japão é o país da robótica -, o autor uniu os dois mundos numa mesma novela.

Vamos sentir muita falta da briga de agulhas entre Victor Valentim (Murilo Benicio) e Jacques Leclair (Alexandre Borges), além da deslumbrante, e uma das melhores personagens da carreira de Claudia Raia, Jaqueline Maldonado. Da trama bem feita entre Marcela (Isis Valverde), Edgar (Caio Castro) e Renato (Guilhemer Winter), das amadas vilãs Luiza (Guilhermina Guinle) e Clotilde (Juliana Alves) e de temas tratados com naturalidade como o relacionamento gay, abordado com os personagens Julinho, Osmar e Thales, vividos respectivamente por Andre Arteche, Gustavo Leão e Armando Babaioff. Sem contar o grande elenco, que daria páginas e mais páginas.

Mas vamos ligar a TV hoje à noite e conferir o que Walcyr Carrasco tem a nos apresentar. Que ele seja muito bem sucedido nessa difícil empreitada.

Vem aí Morde e Assopra!

Nenhum comentário: