Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

"'O Captain! My Captain!' para sempre"

Vale a pena ler o artigo do jornalista André Miranda, de "O Globo", sobre a carreira e a importância de Robin Williams, não só para a história do cinema, mas também para uma geração repleta de sonhos.


Aproveitem o dia!


Por Rufino Carmona

Tive o imenso e inenarrável prazer de assistir, do início ao fim, na Globo (terminou às 4h20 da madrugada de hoje) "Sociedade dos Poetas Mortos", o maior filme de Robin Williams e o filme que mais marcou a minha vida e que certamente marcou a vida de muitas pessoas ao redor desse mundo. Para quem não acredita em nada além da matéria, eu tenho muitos relatos de coisas que transcenderam à carne na minha própria vida e hoje tive mais uma.

Fui acordado, como que "por encanto", exatamente no segundo que iria começar o filme na Rede Globo. Fui dormir por volta de 23h e acordei pouco depois das 2h da madrugada. Liguei rapidamente a TV, porque sabia que iria passar o filme. Não esperava assisti-lo, mas, já que acordei, não me custava nada ver em qual parte estava. E, para minha surpresa, estava começando naquele exato momento. Agradeço a Deus a possibilidade de tê-lo visto mais uma vez.

É claro que eu poderia buscá-lo em uma locadora. Mas, como a vida sempre nos leva a fazer mil coisas antes do que planejamos, certamente também eu não iria nessa locadora pegar o filme é nunca. Então, quem me acordou naquele momento, quem quer que tenha sido, eu agradeço do fundo do meu coração, porque é uma história que mexe com os nossos neurônios e com os nossos sentimentos mais profundos, apesar de se passar praticamente toda dentro de um colégio interno de meninos.

Uma linda história de amor à arte desse ator que nos deixou, na última segunda-feira, por livre e espontânea vontade, vítima que era de um estado de profunda depressão. Logo no iniciozinho de "Sociedade dos Poetas Mortos", Robin Williams, o capitain, my capitain, modo pelo qual os garotos, seus alunos, o chamavam, mostrou várias fotos de turmas do passado daquele mesmo colégio, enfatizando, para aquelas almas ainda tão jovens, a importância de se viver aquele dia como se fosse o primeiro dia e também como se fosse o último dia. É a primeira vez, no filme, que é usado o termo em latim "Carpe Diem", que significa aproveite o dia. Na cena, Robin chega a dizer para os moleques que aqueles garotos das fotos tão potentes, tão cheios de hormônios, hoje em dia não passam de pó. Parece que falava para ele próprio. E certamente falava mesmo.

Nesse mesmo filme, uma grande tragédia, semelhante ao fim trágico de Robin, também se desenrola, mostrando que, muitas vezes ou quase todas as vezes, a vida imita a arte. Muito obrigado Robin Williams por ter protagonizado o melhor filme, na minha modesta opinião, de todos os tempos. Viva a Sociedade dos Poetas Mortos!


sábado, 21 de maio de 2011

Usos e abusos da energia nuclear na telona

 
Por Tiberius Drumond

O 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear na América Latina, o Urânio em Movi(e)mento, começa hoje e vai até dia 28 de maio. O evento é anual e foi criado com o intuito de chamar a atenção para os riscos do uso da energia nuclear. Os filmes vão concorrer a prêmios em duas categorias: Melhor Curta-metragem  (15 a 40 min) e Melhor Longa-Metragem  (41 a 120 min). O Júri será composto por profissionais do cinema, jornalistas e especialistas e ativistas internacionais sobre urânio e energia nuclear. Os vencedores vão ser selecionados durante o festival e anunciados na cerimônia de premiação. O prêmio, em todas as categorias, será uma obra do artista plástico carioca Rubens Maia.

Paralelamente ao festival, vão acontecer debates e palestras sobre Energia Nuclear com especialistas e ativistas nacionais e internacionais do movimento contra mineração de urânio, além de pessoas afetadas pela mineração ou por outras instalações do ciclo nuclear. Também fazem parte da programação uma exposição nuclear no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com cartazes dos movimentos sociais no mundo sobre Energia Nuclear, abrangendo o período de 1970 a 2010 e  uma exposição com fotos do maior acidente radioativo em área urbana do mundo, em Goiânia no ano de 1987.

A partir do festival, será criado o Arquivo Amarelo - primeira cinemateca sobre energia nuclear com filmes legendados em português, disponível para escolas, universidades e interessados em geral, sem fins lucrativos. O Festival vai acontecer no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, e no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Em São Paulo, será de 2 a 9 de junho no Centro Cultural Matilha.

Informações sobre o festival:

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Arnold está de volta!


Por Carlos Pinho

Arnold Schwarzenegger estará no quinto filme da franquia “O Exterminador do Futuro”. O filme será dirigido por Justin Lin, de “Velozes e Furiosos 5”. Especula-se que Vin Diesel estaria negociando para fazer parte do elenco.

A nova empreitada ficará sob a responsabilidade do grupo Pacificor, que comprou os direitos de filmagem num leilão, em parceria com a Universal. A antiga dona, a Halcyon, faliu em 2010.

Desde o primeiro da seqüência, dirigido por James Cameron em 1984, a saga já conta com quatro produções. E o ator austríaco, de 63 anos, só não participou de “O Exterminador do Futuro, a Salvação”, de 2009, devido aos seus compromissos políticos. Arnold é governador da Califórnia.

“O Exterminador do Futuro 5” tem estréia prevista para 2014.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os 80 anos de Chico Anysio!


Por Carlos Pinho


Neste 12 de abril, o mestre do humor, Chico Anysio, completa 80 anos. Autor de 200 personagens, revelou nomes como Tom Cavalcante e dirigiu humoristas do gabarito de Costinha, Grande Otelo, Agildo Ribeiro e Jô Soares.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho começou no rádio, onde foi desde radioator até comentarista de futebol. No cinema dos anos 50, escrevia e atuava nas chanchadas da Atlântida Cinematográfica, companhia de filmes nacionais. Estreou na televisão em 1957, no programa musical Noite de Gala, da TV Rio. Na extinta emissora, também foi responsável pelo programa Só tem Tantã, depois Chico Total. Desde 1968, faz parte do elenco de artistas da Rede Globo.

Chico Anysio é um dos artistas mais talentosos do nosso país. Além de ator e humorista, tem trabalhos como pintor, dublador, roteirista, escritor e compositor. Numa entrevista dada em 2009, revela o sonho e a dificuldade de ver uma das suas histórias filmadas em Hollywood: “Tenho um agente nos Estados Unidos, mas é difícil saber se ele conseguiu entregar algum desses roteiros a algum ator”. E completa: “E tem outras questões. O Sean Connery cobra US$ 10 mil para ler um roteiro”.

Poucos sabem que Chico também é compositor. Ele tem canções em parceria com João Roberto Kelly, Benito di Paula, Nonato Buzar, entre outros. Com Arnaud Rodrigues, formou o quadro Baiano e os Novos Caetanos, onde ironizava o Caetano Veloso e o grupo Novos Baianos, sucesso na década de 70. Com Nonato, compôs a canção Rio Antigo, imortalizada na voz de Alcione.

Chico participa do programa Zorra Total, mas não tem um programa seu desde 2002, na volta de A Escolinha do Professor Raimundo. Depois de vários problemas de saúde e 109 dias internado, recebeu alta e se recupera em casa. Nossa homenagem a esse grande nome da arte brasileira, que muita falta faz na televisão.

Parabéns, Chico! 

Chico Anysio em dois momentos. No primeiro vídeo, o humorista e no segundo, o compositor da canção "Rio Antigo", interpretada por Alcione: