sábado, 21 de maio de 2011

Usos e abusos da energia nuclear na telona

 
Por Tiberius Drumond

O 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear na América Latina, o Urânio em Movi(e)mento, começa hoje e vai até dia 28 de maio. O evento é anual e foi criado com o intuito de chamar a atenção para os riscos do uso da energia nuclear. Os filmes vão concorrer a prêmios em duas categorias: Melhor Curta-metragem  (15 a 40 min) e Melhor Longa-Metragem  (41 a 120 min). O Júri será composto por profissionais do cinema, jornalistas e especialistas e ativistas internacionais sobre urânio e energia nuclear. Os vencedores vão ser selecionados durante o festival e anunciados na cerimônia de premiação. O prêmio, em todas as categorias, será uma obra do artista plástico carioca Rubens Maia.

Paralelamente ao festival, vão acontecer debates e palestras sobre Energia Nuclear com especialistas e ativistas nacionais e internacionais do movimento contra mineração de urânio, além de pessoas afetadas pela mineração ou por outras instalações do ciclo nuclear. Também fazem parte da programação uma exposição nuclear no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com cartazes dos movimentos sociais no mundo sobre Energia Nuclear, abrangendo o período de 1970 a 2010 e  uma exposição com fotos do maior acidente radioativo em área urbana do mundo, em Goiânia no ano de 1987.

A partir do festival, será criado o Arquivo Amarelo - primeira cinemateca sobre energia nuclear com filmes legendados em português, disponível para escolas, universidades e interessados em geral, sem fins lucrativos. O Festival vai acontecer no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, e no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Em São Paulo, será de 2 a 9 de junho no Centro Cultural Matilha.

Informações sobre o festival:

Nenhum comentário: