terça-feira, 3 de maio de 2011

Catalunha X Realeza muito além dos gramados

Por Carlos Pinho

No mundo do futebol, existem várias equipes que rivalizam e proporcionam partidas de grande repercussão. No Brasil, por exemplo, o clássico mais conhecido é o Fla X Flu. Entretanto, nos últimos anos, nenhum jogo conseguiu movimentar tanto os amantes da bola como um Barcelona e Real Madrid.

Mas vamos, para além dos gramados, conhecer como surgiu essa rivalidade. Ela nasceu a partir de questões sociais, políticas e culturais das regiões onde se encontram esses clubes. E o que isso tudo tem a ver com o futebol?

A cidade de Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Catalunha. O idioma catalão é preservado, assim como a sua cultura. Mas não possui autonomia política. O nacionalismo catalão é muito forte e o estatuto espanhol prevê o direito à sua nacionalidade. Algo que, em outras épocas, não existia.  E a equipe da capital foi um símbolo de resistência. Em 1925, durante a ditadura de Primo Rivera (1923-1930), a torcida barcelonista vaiou o hino da Espanha. Em represália ao ato, o clube foi fechado por seis meses e o seu presidente na ocasião, Joan Gamper, pressionado, teve de renunciar. No regime ditatorial do General Franco (1939-1975), as manifestações culturais, que não as castelhanas, foram oficialmente proibidas. Um dos poucos lugares onde se podia falar o idioma catalão era no estádio do Barça, o Camp Nou. 

 Di Stéfano, pelo Barcelona

 Di Stéfano, jogando pelo Real Madrid
Já o Real Madrid é o time da capital espanhola e representa a nobreza e o poder de Madrid. O “Real” que inicia o nome do clube merengue é um título concedido pela realeza. Contudo, a rivalidade acirrou-se a partir de 1953, com a polêmica transferência do craque argentino Alfredo Di Stéfano, do Barcelona para o Real Madrid. Na época, o Real estava em decadência e o grande time madrilenho era o Atlético. Mesmo assim, os torcedores do Barcelona não se conformaram e viram o caso como uma “traição” por parte de Di Stéfano.   

 Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Hoje, essas duas equipes de vastas histórias e tradicionalíssimas vão se enfrentar novamente pela fase semifinal da Liga dos Campeões da Uefa. O jogo será realizado em Barcelona e o clube catalão tem a vantagem do empate e de perder por até um gol de diferença, já que no primeiro jogo, em Madrid, venceu o Real por 2 a 0. Ironia ou não, o time da Catalunha poderá ser campeão da Europa na casa do maior rival, o Santiago Bernabeu, sede da final desta edição do torneio.      

Nenhum comentário: