terça-feira, 12 de abril de 2011

Os 80 anos de Chico Anysio!


Por Carlos Pinho


Neste 12 de abril, o mestre do humor, Chico Anysio, completa 80 anos. Autor de 200 personagens, revelou nomes como Tom Cavalcante e dirigiu humoristas do gabarito de Costinha, Grande Otelo, Agildo Ribeiro e Jô Soares.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho começou no rádio, onde foi desde radioator até comentarista de futebol. No cinema dos anos 50, escrevia e atuava nas chanchadas da Atlântida Cinematográfica, companhia de filmes nacionais. Estreou na televisão em 1957, no programa musical Noite de Gala, da TV Rio. Na extinta emissora, também foi responsável pelo programa Só tem Tantã, depois Chico Total. Desde 1968, faz parte do elenco de artistas da Rede Globo.

Chico Anysio é um dos artistas mais talentosos do nosso país. Além de ator e humorista, tem trabalhos como pintor, dublador, roteirista, escritor e compositor. Numa entrevista dada em 2009, revela o sonho e a dificuldade de ver uma das suas histórias filmadas em Hollywood: “Tenho um agente nos Estados Unidos, mas é difícil saber se ele conseguiu entregar algum desses roteiros a algum ator”. E completa: “E tem outras questões. O Sean Connery cobra US$ 10 mil para ler um roteiro”.

Poucos sabem que Chico também é compositor. Ele tem canções em parceria com João Roberto Kelly, Benito di Paula, Nonato Buzar, entre outros. Com Arnaud Rodrigues, formou o quadro Baiano e os Novos Caetanos, onde ironizava o Caetano Veloso e o grupo Novos Baianos, sucesso na década de 70. Com Nonato, compôs a canção Rio Antigo, imortalizada na voz de Alcione.

Chico participa do programa Zorra Total, mas não tem um programa seu desde 2002, na volta de A Escolinha do Professor Raimundo. Depois de vários problemas de saúde e 109 dias internado, recebeu alta e se recupera em casa. Nossa homenagem a esse grande nome da arte brasileira, que muita falta faz na televisão.

Parabéns, Chico! 

Chico Anysio em dois momentos. No primeiro vídeo, o humorista e no segundo, o compositor da canção "Rio Antigo", interpretada por Alcione:





Nenhum comentário: