quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não se brinca com um dragão



Por Rufino Carmona

Momentos depois de ter sido vacinada contra a gripe, a presidenta Dilma Rousseff disse que não vai dar trégua à inflação. Mas efetivamente o governo tem feito muito pouco para debelar o dragão inflacionário. Não nos custa lembrar que ele, o dragão, atormentou as nossas vidas, sem trégua, até 1993. Quem tem menos de 25 anos talvez não se lembre dele. Mas quem, como eu, cresceu num ambiente de solavancos diários, não topa, de jeito nenhum, conviver com esse fantasma de novo.

Pois bem, Dilma se vacinou contra a gripe. Nisso, ela foi efetiva. Mas qual será a vacina contra a inflação? Já vimos que a política econômica desse governo pretende ser diferente da dos seus antecessores: ela faz questão de manter o crescimento da economia em nível elevado. Palmas para ela. Mas, sendo assim, terá que segurar realmente os gastos públicos.

Se isso não acontecer, o Banco Central vai ter sim que aplicar sozinho essa vacina, elevando os juros em níveis estratosféricos e o resultado todos já sabemos: uma ducha de água fria na economia.

Pergunta: o governo vai conter mesmo os gastos ou vai empurrar com a barriga até que a inflação chegue a um nível tal que o BC tenha que fazer o jogo sujo? Ninguém sabe responder a essa pergunta hoje.

Agora, de uma coisa eu tenho certeza: ninguém quer também que o dragão volte a atacar com suas labaredas assustadoras.

Presidenta, seja pragmática nessa questão. Com inflação não se brinca!

2 comentários:

Millena disse...

Temos de esperar para ver se odragão virá para ficar ou não.
Espero que não.
Mas, falta atitude da presidente.

Sinho Luis disse...

ai é briga de dragão contra dragão... tomara q dilma ganhe!!
shauhsuahsuausuasusha

Massa o seu blog!!
Curti mesmo, ta no caminho certo!
Virei sempre agora.
seguindo... passa la no meu e clica nos anúncios ,por favor é só clicar, e se gostar segui e comenta.
=D

Alisson Luis
www.sinholuis.blogspot.com