quinta-feira, 28 de abril de 2011

Messi brilha e Barça cala o Santiago Bernabéu

Foto: AFP

Numa atuação de gala do argentino Leonel Messi, o Barcelona saiu vitorioso na primeira partida da fase semi-final da Liga dos Campeões da Uefa. Um jogo que teve belas jogadas, um golaço, três expulsões (sendo uma do goleiro reserva do Barça e a outra do técnico do Real, José Mourinho) e muita confusão. Enfim, um clássico entre Barcelona e Real Madrid. 

Tanta rivalidade tem uma explicação que vai além dos campos de futebol. O Real Madrid representa a realeza espanhola. Enquanto o Barcelona (time da capital homônima) representa o povo da Catalunha e o desejo de nacionalismo catalão. Um breve panorama explicativo das disputas extra-campo.

Voltando ao duelo, o terceiro seguido, a equipe treinada por Pep Guardiola teve mais competência do que nos desafios anteriores e conseguiu transformar em gols as muitas oportunidades que Messi e cia. sempre produz. Lembrando que, as duas últimas partidas entre as equipes, foram marcadas por um empate de 1 a 1, pelo Campeonato Espanhol, e pela vitória madrilenha, por 1 a 0, na final da Copa do Rei. No entanto, se Cristiano Ronaldo deu o ar de sua graça no triunfo do time merengue, Leonel Messi destruiu toda a fortaleza defensiva de José Mourinho e garantiu a vantagem do Barça na última quarta-feira. 

Aos 31 minutos da etapa final, contando com a expulsão do zagueiro Pepe, após uma entrada criminosa em Daniel Alves, Messi abriu o placar, aproveitando, com um arremate de primeira, o cruzamento preciso do holandês Affelay. Entretanto, o ponto alto do derbi espanhol estava guardado para o final. Aquele tipo de gol que vale pagar o ingresso novamente. Aos 41, Messi, após passe de Iniesta, deixa para trás Diarra, Sérgio Ramos, Marcelo e Albiol, e, com um leve toque na saída de Casillas, decreta a vitória do Barça, justificando, novamente, o seu título de melhor jogador do mundo.

O segunda partida será realizada na próxima terça-feira (3 de maio), e o Barcelona poderá até perder por um gol de diferença, no Camp Mou, que estará na grande final da Liga dos Campeões da Europa.

Confira os gols de Real Madrid 0 X 2 Barcelona e aprecie a magia de Leonel Messi:


Nenhum comentário: