segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Cronistas do futuro” no empate alvinegro


Carlos Pinho

Botafogo e Resende se enfrentaram pela sexta rodada da Taça Rio. E o Projeto “Cronistas do Futuro” marcou presença novamente.

Um domingo chuvoso. O público não compareceu em peso. Mas a partida era de grande importância às pretensões de classificação do alvinegro para a fase semifinal. O Resende abriu o placar com Rogério e o Botafogo igualou com o zagueiro Antônio Carlos. Resultado: um frustrante empate de 1 a 1.

O jogo marcou a estréia de Caio Junior no Engenhão. No papel, a escalação lembrava o time de Joel Santana, treinador que saiu criticado pela torcida. Na prática, a postura foi outra. .

Aproveitei para entrevistar um dos cronistas do futuro que estavam lá: Fábio Augusto, de 12 anos. Conversamos sobre a partida e sobre os rumos não só do time da Estrela Solitária, mas também das principais equipes que estão na disputa pelas quatro vagas às semifinais da taça Rio. Confira:

Carlos Pinho: Como você analisa a partida?

Cronista do futuro: “No primeiro tempo, o Botafogo teve poucas chances para marcar. Teve até posse de bola, mas não foi objetivo. O Resende jogou nos contra-ataques e até deu certo. No segundo tempo, o Botafogo ficou mais ofensivo. Mas a zaga continua com problemas”.

Carlos Pinho: Quando chegou ao Botafogo, Caio Junior prometeu uma equipe mais ofensiva, diferentemente do criticado esquema de Joel Santana. Para você, a promessa foi cumprida?

Cronista do futuro: “O time continua com três volantes. O que falta ao Botafogo é jogador. Não existem opções. Continuam apostando na bola parada. O gol do Antônio Carlos foi assim. Eles até tentaram, mas falta qualidade”.

Carlos Pinho: Na sua opinião, quem jogou melhor e quem foi o craque da partida?

Cronista do futuro: “Gostei mais do Resende. O melhor foi o Jefferson (goleiro do Botafogo)”.

Carlos Pinho: Quais equipes, na sua visão, conseguirão a classificação para as semifinais da Taça Rio?

Cronista do futuro: “No grupo A, passarão Vasco e Boavista. E no grupo B, Olaria e Fluminense”.

O projeto “Cronistas do Futuro” é uma parceria entre a Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) e a Casa da Empada. Reúne jovens de 7 a 14 anos com o objetivo de estimular o debate e a análise das partidas realizadas aos domingos no Engenhão. As empadas, no intervalo, repõem a energia da garotada.

No próximo domingo, Botafogo e Flamengo farão um clássico de arrepiar. Os “Cronistas do Futuro” estarão de olho, sem pestanejar, comentando cada lance desse duelo decisivo.

Nenhum comentário: