quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dicas de como dormir melhor

Por Gil Castilho

O verão chegou no Rio de Janeiro e quem já não consegue dormir direito, não dorme mesmo com o calor. A MercadoCom então te dá algumas dicas de como ter uma boa noite de sono:

Regule seus horários: Crie o hábito de dormir sempre no mesmo horário, assim seu corpo se acostumará

Coma coisas leves: O corpo não descansa bem se o estômago estiver cheio. Mas também não vale dormir com fome. Coma uma fruta, tome um copo de suco, ou algo que faça bem a você.

Tenha hábitos saudáveis: Se alimente bem e faça exercícios. Se exercitar ajuda a relaxar os músculos, aliviar as tensões e reduzir o stress, o que ajuda a ter sono.

Não exagere: Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir não vai te fazer bem algum o seu corpo. Levante-se e procure fazer alguma atividade relaxante ou tediosa. Leia um livro, escute músicas calmas e resista à tentação de ligar a TV ou o computador.  

Relaxe: Não execute atividades complexas antes de dormir. Se você conhecer técnicas de relaxamento, meditação, exercícios respiratórios, ou coisas do tipo, pratique! Senão, faça algo que você sabe que vai te ajudar a relaxar.

Associe a cama ao sono: Não assista TV nela,  especialmente antes de dormir. Não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado nela.


Evite iluminação desnecessária: Uma boa cortina é um investimento na qualidade do sono. Luz do ambiente externo pode ser um fator importante para atrapalhar o sono. Se você tem aparelhos eletrônicos no quarto, desligue todos. Os leds dos computadores, estabilizadores e impressoras podem produzir luz suficiente para atrapalhar.

Não durma durante o dia: Uma soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Se você pode se dar este luxo, faça sempre que tiver vontade. Mas não durma muito durante o dia, isso prejudica o sono noturno.

Nenhum comentário: