sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Futebol é paixão, mas vamos raciocinar?


Por Rodrigo Shampoo


O futebol é um prato cheio para gozações e polêmicas. Muitas pessoas não dão o braço a torcer pela rivalidade entre os clubes, outros torcem contra o próprio time na reta final para ver o rival se f… Temas não faltam para abrir as feridas ou vulcões adormecidos do futebol nacional e internacional.

Bom exemplo ocorreu agora após a conquista do título pelo Fluminense. Afinal, o tricolor se tornou bi ou tri campeão? Para apimentar mais a polêmica, o Poderoso Chefão da CBF, Ricardo Teixeira, igualou os títulos da Taça Brasil (1959 – 1968) e da Taça Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão (1967 – 1970) ao Campeonato Brasileiro, consagrando assim o Santos e o Palmeiras octacampeões, o Fluminense tricampeão e o Botafogo, o Bahia e o Cruzeiro bicampeões.

Existem vários pontos de vista para analisar a mesma questão: o ponto de vista do torcedor beneficiado, o ponto de vista torcedor adversário e o ponto de vista imparcial, que evidentemente é o meu. Quem conhece a história, independentemente de qual time torça, sabe, com certeza, que seria a maior injustiça do mundo não considerar o Santos de Pelé ou o Botafogo de Garrincha campeões brasileiros.

Eu sei que, mesmo assim, a discussão é grande. A Taça Brasil, por exemplo, era disputada mais ou menos nos moldes da atual Copa do Brasil e o Robertão, que era a Taça de Prata, serviu de modelo para o Campeonato Brasileiro. Mas o fato é que, apesar de a Taça Brasil ter sido no moldes da Copa do Brasil, não havia, na época, outro campeonato que reunisse diversos clubes brasileiros de diferentes regiões. Portanto, tanto a Taça Brasil quanto o Robertão devem ser consideradas títulos brasileiros, independentemente da politicagem. É questão de justiça.



Assim ficaria a nova contagem dos títulos nacionais:

  • Santos e Palmeiras – 8
  • Flamengo* e São Paulo – 6
  • Vasco e Corinthians – 4
  • Internacional e Fluminense – 3
  • Botafogo, Grêmio, Cruzeiro, Bahia – 2
  • Atlético MG, Sport**, Coritiba, Guarani, Atlético PR – 1
PS: E ainda existe o famoso asterisco para explicar o título do Flamengo em 1987, assim como o do Sport Recife no mesmo. E o que dizer de um Mundial Interclubes com times convidados, como o de 2000 em que o Corinthians se sagrou campeão numa final com o Vasco da Gama?

* O título do Flamengo não é reconhecido pela CBF, mas é reconhecido pela FIFA, Clube dos Treze e pelo Conselho Nacional de Desportos.

** O título do Sport é reconhecido pela CBF e pela FIFA, que considera dois campeões no ano de 1987, mas não é reconhecido pelo Clube dos Treze e pelo Conselho Nacional de Desportos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para sua informação, todo mundial de clubes da Fifa tem clubes convidados... Então, seu argumento é falível nessa questão.