quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dicas para um sorriso mais bonito

O verão e o fim de ano se aproximam. Nesta época, a maioria das pessoas só pensa em dietas e em fazer exercícios físicos, o que, sem dúvida, faz muito bem à saúde. Mas de que adianta exibir aquele corpão se os dentes não estão, digamos, em bom estado de conservação?

Cuidar dos dentes, da gengiva e de tudo que se relaciona à saúde bucal ajuda a evitar vários problemas de saúde e ainda produz uma aparência bem mais jovial. Que o diga os famosos Zac Afron, Britney Spears, Demi Moore e Gisele Bündchen. Eles, além de exibirem belos físicos, têm um sorriso que ilumina quando os flashes disparam.

Confira algumas dicas do doutor Carlos Dantas, especialista em estética dentária, para ter também um sorriso bonito e aquele hálito refrescante.
(Foto: Reprodução)

Alimentos ácidos

Refrigerante à base de cola, mesmo diet ou zero, vinho tinto, vinagre e frutas cítricas, como limão e laranja causam erosão dentária, ou seja, desgastam o esmalte do dente.
Alimentos doces

Eles não devem ser ingeridos à noite. Eles alteram o nível do ph da saliva, tornando o ambiente mais ácido, propenso ao crescimento da bactéria da cárie (streptococos mutans). Os doces devem ser ingeridos, no máximo, uma vez ao dia. Ou seja, é melhor ingerir 500 gramas de doce de uma vez do que ingerir 100 gramas cinco vezes ao dia É porque, ao ingerir mais vezes, não dá tempo de o ph salivar voltar ao normal, o que torna a flora bucal mais propensa à cárie. 
Sangramento gengival
Não ignore o sangramento gengival que acontece na hora do uso do fio dental ou na escovação. Isso se deve a uma inflamação da gengiva (gengivite), causada pela placa bacteriana, uma película esbranquiçada que se desenvolve com o acúmulo de microorganismos dos alimentos em decomposição, devido à limpeza mal feita dos dentes. É extremamente importante exames regulares, de seis em seis meses, e a limpeza dos dentes em consultório. Da mesma forma, é crucial a higiene bucal em casa.
Dentes limpos em casa
Escove-os sempre após as refeições. Escovar logo depois de acordar, antes do café da manha, é essencial, isso remove a formação noturna da placa bacteriana e melhora o hálito. Use sempre o fio dental após as refeições, antes da escovação e nunca deixe de usá-lo também à noite, antes de dormir. Essa é a hora mais importante. Raspe também a língua para remover a saburra lingual. Evite pastas abrasivas. E não use muita pasta de dente na escova.

Bochechos

Os produtos específicos para bochechos são  anti sépticos  e antimicrobianos bucais, que diminuem  a inflamação gengival, a halitose (mau hálito), a placa bacteriana e a incidência de cárie, mas não devem ser usados frequentemente. Use por períodos curtos. No máximo, três meses. Tendem a ressecar a mucosa e alterar o ph da flora bucal. Dê preferência aos sem álcool, com ingredientes ativos à base de cetilpiridínio ou triclosan adicional do flúor.
Higiene oral para fumantes
Fumar prejudica a chegada do fluxo sanguíneo aos tecidos periodontais, impedindo a formação de células de defesa imunológica e a proteção contra as bactérias periodontais. Este ainda tem outro ponto negativo que influencia outras partes do corpo, ele inibe a recuperação dos tecidos gengivais após alguma cirurgia, assim o fumante precisa o dobro dos cuidados com a higiene oral. Escovar os dentes logo após as refeições e acender o cigarro somente após a higiene oral diminui o acúmulo de nicotina nos dentes. A visita ao dentista, para manutenção bucal (limpeza), deve ser de três em três meses.

Um comentário:

jefhcardoso disse...

Olá MercadoCom!
A saúde bucal é muito importante.
Tenho muito orgulho da higiene bucal dos meus filhos, 8 e 10 anos, e nenhuma cárie!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “O Rio de Janeiro Continua Lindo”. Ok?
http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.