terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cronistas do Futuro analisam "Clássico dos Milhões"

Foto: Jornal do Brasil
                   
Por Carlos Pinho


No último domingo, os “Cronistas do Futuro” presenciaram um grande clássico do futebol brasileiro no Engenhão: Vasco e Flamengo. O rubro-negro fez valer o seu favoritismo e venceu a partida por 2 a 1. O ponto alto da partida foi a pintura de gol proporcionada pelo meia Thiago Neves.

Segundo Fábio Augusto, de 12 anos, participante do projeto “Cronistas do Futuro”, o equilíbrio marcou o início do jogo, mas, aos poucos, o Flamengo foi dominando as ações. No segundo tempo, o rubro-negro diminuiu o ritmo e o Vasco cresceu na partida. Para João Maurício, de 12 anos, o melhor da partida foi o volante Willians, sempre valente na marcação e eficaz nos desarmes. Vinicius Diniz, de 9 anos, considerou ruim a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique. Já Leonardo Mansor, de 14 anos, elogiou a iniciativa da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj), em parceria com a Casa da Empada, dizendo-se muito feliz por sempre participar do projeto.

Dando asas à criatividade da garotada, o projeto “Cronistas do Futuro” reúne jovens entre 7 e 14 anos com o objetivo de fazer uma análise das partidas disputadas no estádio Olímpico João Havelange, o popular Engenhão. Olhos atentos no campo, enquanto saboreiam deliciosas empadas. Ao final da partida, elegem o melhor jogador e a melhor empada, é claro.

O jogo começou truncado, com as duas equipes se estudando. Mas já dava para perceber as duas propostas. Enquanto o Flamengo mostrava mais vontade de chegar ao gol, o Vasco se defendia, como podia, para evitar as subidas de Léo Moura e sua turma. Só que não suportou por muito tempo. Aos 22 da primeira etapa, Léo chuta cruzado e Deivid, na pequena área, empurra para o gol vazio. E aos 44, após receber um lançamento primoroso de Renato Abreu, Thiago Neves aplicou um chapéu desconcertante em Fernando Prass e completou de coxa para a meta cruzmaltina. No segundo tempo, o Vasco saiu mais para o jogo e conseguiu descontar com o volante Rômulo, após confusão na área rubro-negra.

O Flamengo, com a vitória, consolida sua liderança com 100% de aproveitamento, enquanto o Vasco amarga a lanterna do Grupo A da Taça Guanabara, tendo fracassado em todas as partidas até o momento.

Nenhum comentário: