segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O desfile do Gaúcho

Uma semana antes do Carnaval, Ronaldinho comanda
o baile e Fla conquista sua 19ª Taça Guanabara

Fonte - www.billvaz.files.wordpress.com
 Por Rodrigo Shampoo

A final da Taça Guanabara teve a assinatura de Ronaldinho Gaúcho. Podem falar que ele ainda não jogou nem 10% do que pode, que gosta da noite, que isso ou que aquilo. Mas fato é que, além de fazer um lindo gol numa cobrança de falta, que deu o título ao rubro negro, ele é um ídolo. E um ídolo daqueles que chegam para ganhar o coração dos torcedores. Se não é possível compará-lo ao maior ídolo da história rubro negra, o galinho Zico, até porque foi cria da Gávea, Ronaldinho, com seu jeito cativante e irreverente, vai fazer mais crianças se converterem ao Manto Sagrado do Flamengo nos próximos anos. E isso é o que importa.

Nos últimos anos, o futebol brasileiro vem resgatando grandes ídolos, que antigamente permaneciam até o fim da carreira no futebol estrangeiro. Tudo bem que eles não voltam para cá no auge da forma. Mas ainda jogam muita bola. Quando o Flamengo trouxe Romário, ainda no auge, foi um caso isolado. Nos casos mais recentes, Ronaldo, Fred, Deco, Elano, Robinho, Adriano, Vagner Love, Roberto Carlos, entre outros retornam ao futebol brasileiro, muitos em final de carreira, mas outros para ganhar a visibilidade perdida nos gramados europeus e recuperar o tão disputado espaço na seleção brasileira.

Ontem, no jogo, a criançada que compunha o time de “Cronistas do Futuro”, projeto da Acerj (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) com o apoio da Casa da Empada, ía ao delírio quando o craque tocava na bola. A garotada faz parte de uma geração que aprendeu a ver Ronaldinho Gaúcho como um verdadeiro mestre do futebol arte. E o craque mostra, com as bolas nos pés, o porquê de tanta admiração dos pequenos.

Para o cronista do futuro, Fábio Pinho, Ronaldinho Gaúcho foi fundamental no jogo. “O Flamengo atuou com segurança, envolvendo o adversário com a movimentação de seus jogadores, mas foi o craque que fez a diferença na cobrança de falta”.

Já para Leonardo Mansor, outro cronista do futuro, a volta de um grande craque para o futebol brasileiro significa mais status para o nosso campeonato. “O campeonato brasileiro é um dos mais disputados do mundo.

Não me lembro de outra competição com tantos candidatos ao título, nem mesmo numa Copa do Mundo.”

O jogo? Bem, o jogo começou com o Flamengo buscando o ataque, como não poderia deixar de ser. E apesar de o Boavista não ter se intimidado, ao entrar em campo com um time montado ofensivamente, pouco fez para oferecer perigo à defesa rubro negra. O jogo se manteve sem fortes emoções, até que Thiago Neves sofreu uma falta próxima da área do time de Saquarema. A falta era ideal para um canhoto bater, mas eis que a maior estrela do elenco se prontifica para a cobrança.

Resultado: gol do Flamengo aos 27 minutos do segundo tempo. Gol de Ronaldinho Gaúcho. Gol que levou o time da Gávea a sua 19ª conquista da Taça Guanabara. Se o Fla vencer também o 2º turno (Taça Rio) já será campeão Carioca 2011 por antecipação. Se outro time vencer, haverá dois confrontos contra o Rubro Negro para conhecermos o campeão do estado.

Nenhum comentário: