terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Luto no mundo do samba

crédito fotográfico: R7
Por Carlos Pinho


Era obra de um ano. Um ano de suor para dar vida a uma idéia. Dos meros vergalhões, uma estrutura de alegoria. As plumas e paetês enfeitando as fantasias. Pessoas trabalhando com afinco, dia e noite, dormindo no barracão, para garantir que tudo terminasse dentro do prazo. O fruto de um trabalho árduo consumido pelas chamas. Mas a esperança é chama que não se apaga.

Um grande incêndio nos barracões das Escolas de Samba Grande Rio, União da Ilha e Portela comprometeu, e muito, a beleza e a conclusão de seus projetos para o desfile na Sapucaí. A União da Ilha, que iniciou os trabalhos de preparação do Carnaval em junho do ano passado, perdeu quase todas as fantasias de seu enredo “O Mistério da Vida” e ainda teve uma de suas alegorias prejudicada. A Portela, segundo seu carnavalesco, Roberto Szaniecki, teve uma perda aproximada de 90% de seu Carnaval, entre alegorias, fantasias e adereços.

A Grande Rio, agremiação de Duque de Caxias, considerada por muitos uma das favoritas para esse ano, foi a que mais sofreu com o fogo. Ao ver o cenário de destruição, Helinho Figueiredo, presidente da Escola, chegou a passar mal na praça de alimentação da Cidade do Samba. A desolação é enorme em Caxias. A Grande Rio é muito amada por todos na cidade, que lamenta profundamente a tragédia.

Dirigentes da Portela, desesperados com a situação, tentaram, a todo custo entrar para recuperar o que pudesse, mas foram contidos pelos policiais. Componentes da União da Ilha, escola de tantos sambas imortais, olhavam aos prantos.

Mais do que nunca, a força das comunidades, que transformam os sonhos dos enredos em realidade no palco maior da folia, será necessária. Um povo que terá de enxugar as lágrimas, “levantar a poeira e dar a volta por cima”, como diz o eterno samba de Paulo Vanzolini.
O luxo das alegorias e a beleza das fantasias são importantes nessa festa, que, cada vez mais, atrai o olhar do mundo. No entanto, o diferencial sempre foi e sempre será a garra inesgotável dos operários da folia, o samba cantado com amor e devoção pelos componentes, o requebrado das passistas, o bailar elegante do mestre-sala e da porta-bandeira e o girar harmonioso das baianas, essência desse patrimônio histórico da nossa gente.

Nenhum comentário: