terça-feira, 4 de novembro de 2014

Especialistas dão dicas para encarar os últimos dias antes do Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando e uma das maiores preocupações dos candidatos é a preparação nos últimos dias antes das provas. Especialistas dão dicas de como manter a tranquilidade na reta final.

Para quem inicia os estudos nesse período, a professora Elisa Pires, da escola Garriga de Menezes, aconselha a não se desesperar estudando várias horas seguidas. “Vá aos poucos e aumente gradativamente o ritmo. Tenha seu tempo de lazer, mas não perca o foco”.

Sobre aqueles que já estão se preparando há mais tempo, a melhor medida, segundo Elisa, é estabelecer uma rotina equilibrada com intervalos leves, como sair com os amigos para conversar e ir à praia nos finais de semana. “Tudo isso também colabora para reduzir o estresse e potencializar as horas de estudo”.

A professora lembra que o Enem apresenta um grande volume de questões - 90 em cada um dos dois dias -, divididas em “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e “Matemática e suas Tecnologias”. As provas têm duração de quatro horas e meia, no primeiro dia, e cinco horas e meia no segundo dia.

- Por ser um teste de resistência, o aluno deve estar concentrado ao realizar a leitura dos enunciados para não levar muito tempo lendo a mesma questão diversas vezes. Isso reforça a importância de não perder a calma às vésperas do Enem - avalia.

Ana Paula Lameiras, professora do Sistema Elite de Ensino, concorda e complementa que o preparo psicológico dos candidatos é fundamental. “Os limites do corpo e da mente não devem ser ultrapassados”, salienta.

- Algo que ajuda a lidar com a tensão da prova é a resolução de exames anteriores. A partir do contato com diversos gêneros e linguagens, o candidato pode desenvolver habilidades de observação, análise e identificação em diferentes textos, além de usar melhor o tempo e se familiarizar com os modelos de questões – recomenda Ana.


Nenhum comentário: