quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Professor dá dicas de como encarar a prova de física do Enem

Exame exige entendimento do conceito científico da questão

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cada vez mais próximo, é hora de intensificar os estudos e fazer revisões dos assuntos principais. E logo no primeiro dia, 8 de novembro, os candidatos encaram as questões de Física, que integra Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O professor Carlos Maia, do Sistema Elite de Ensino, dá dicas que podem fazer a diferença para um bom desempenho na prova.

Entre os pontos mais cobrados no exame, estão os conhecimentos básico e fundamental da disciplina, como a notação científica e as noções de grandeza. Maia aposta que os temas relacionados às transformações de energia, à energia térmica, à mecânica newtoniana e à eletricidade serão os mais explorados nessa edição, mas ressalta que assuntos recorrentes, como fenômenos ondulatórios e óptica, não podem ser perdidos de vista.  

- É importante ficar atento a temas recorrentes, como movimento, equilíbrio, a descoberta das leis da física, energia, trabalho e potência, mecânica e funcionamento do universo, fenômenos elétricos e magnéticos, oscilações, ondas ópticas e radiação, além de calor e fenômenos térmicos - enumera.

Maia aponta a distração como o fator que mais acarreta perda de pontos na avaliação. Os enganos mais frequentes envolvem circuitos elétricos de residências, o que pode surgir, segundo ele, em questões sobre contas de energia elétrica, relacionando a energia consumida com a potência de aparelhos, a utilização da propagação de ondas eletromagnéticas, a hidrostática e a energia térmica. “Costuma-se errar em questões que confrontam interpretações científicas com o senso comum”.

- Outro engano recorrente é relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e de representação nas ciências físicas, como, por exemplo, textos discursivos, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica - alerta.

O Enem possui uma estrutura bem diferente dos vestibulares tradicionais e uma das suas características mais marcantes é a interdisciplinaridade. Por esse motivo, Maia aconselha os estudantes a ficarem antenados com os acontecimentos mundiais, procurando se informar, por meio de jornais, revistas e documentários.

- É também importante desenvolver um olhar para o conceito físico envolvido na questão. Não se deve ficar limitado a fórmulas e a cálculos, pois, ao obter o resultado, é possível que não se saiba o significado. Ao analisar bem alguns itens, o candidato pode encontrar a resposta no próprio corpo da pergunta, o que já elimina uma ou duas opções - conclui. 

Nenhum comentário: