quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Acordo de Bretton Woods completa 70 anos e é aposta no Enem

Acordo, que buscava a estabilidade política e econômica mundial no Pós-Guerra, consolidou a hegemonia dos EUA

Faltam apenas dois meses para o Exame Nacional de Ensino Médio de 2014. É nessa hora que muitos estudantes se desesperam, querendo saber quais serão os possíveis temas abordados nas provas, que acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. Uma das apostas do professor de geografia Marcos Chaves, do Sistema Elite de Ensino, é o Acordo de Bretton Woods, que acabou de completar 70 anos.

Segundo Chaves, o acordo ficou conhecido através de uma série de disposições firmadas por 44 países aliados em julho de 1944, na cidade norte-americana de Bretton Woods, no estado de New Hampshire. O objetivo da conferência foi definir os parâmetros que iriam reger a economia mundial após a Segunda Guerra Mundial.

- O sistema financeiro que surgiu de Bretton Woods foi amplamente favorável aos Estados Unidos. Todas as outras moedas foram atreladas ao dólar. Os americanos passaram a ter o controle, de fato, de boa parte da economia mundial bem como de todo o seu sistema de distribuição de capitais – explica o professor.

O tratado foi um marco no reordenamento político e econômico do mundo no Pós-Guerra, pois, a partir dele, surgiram importantes organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), atual Banco mundial.

O professor do Elite informa que atualmente está em voga uma discussão em torno da reformulação desses organismos multilaterais e também da Organização das Nações Unidas (ONU). “No entanto, essas instituições ainda estão sob a hegemonia dos EUA”, ressalta.  

Para ter sucesso no Enem, não basta apenas conhecer um tema. Chaves alerta que é preciso estudar todo o conteúdo. Ele aconselha a compreender bem a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. “Estude e tente entender como os assuntos estão interligados”, orienta.

Nenhum comentário: