sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Para um bom resultado no Enem, o segredo é o equilíbrio

Para professora, o lazer é tão importante quanto as horas de estudo

Há um velho ditado que diz: “mente sã em corpo são”. Ansiosos com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos alunos ignoram a máxima e estudam exaustivamente, sem o descanso tão necessário para o organismo. O grande segredo para se obter um bom resultado é o equilíbrio entre a preparação e a pausa.

Na visão da professora de português Elisa Pires, da escola Garriga de Menezes, o lazer é tão importante quanto as horas de estudo. “Ter momentos de descontração, como sair com os amigos e jogar conversa fora ou ir à praia no fim de semana, ajudam a aliviar o estresse e ainda potencializam a capacidade do aluno de assimilar o conteúdo. Mas evite os excessos”, destaca.

Para aqueles que gostam de preencher o tempo livre com leitura, Marcele Alves, professora de inglês do Sistema Elite de Ensino, recomenda o contato com obras nas línguas estrangeiras cobradas pelo Enem. “Leia gibis, livros, charges e revistas, mas em inglês ou espanhol”.

- Os candidatos podem desfrutar do prazer pela leitura e ainda exercitar o conhecimento na língua, unindo o útil ao agradável. Os livros, por exemplo, ajudam a ampliar o vocabulário e a desenvolver uma compreensão geral e específica, agregados ao conhecimento de uma outra cultura - explica Marcele.

Manter uma rotina tranquila, uma alimentação leve e dormir cedo são as sugestões do professor de geografia do Sistema Elite de Ensino, Marco Chaves. “Não adianta tentar intensificar o ritmo de estudo na véspera da prova”, alerta.

Chaves enfatiza que conciliar os estudos e o lazer é primordial para quem almeja o êxito. “É possível adaptar a diversão aos preparativos para as provas. Estudar deve ser uma atividade diária e estimulante”, conclui.

Nenhum comentário: