quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Fique por dentro da prova de Geografia do Enem

Segundo professor, a escassez de recursos hídricos será bastante cobrada no Enem

Logo no primeiro dia do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 8 de novembro, os estudantes vão encarar as questões de Geografia, uma das disciplinas inseridas em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professores apontam as principais características da prova e os temas que podem ser cobrados.

Segundo Enilson Venâncio, da escola Garriga de Menezes, o Enem explora a interdisciplinaridade e correlaciona assuntos presentes com valores culturais, fatores socioeconômicos e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os assuntos mais pautados geralmente são população, urbanização, reforma agrária, importância da mulher na sociedade, impactos ambientais, transportes e fontes de energia.

- Além do conteúdo, é importante estar atualizado com as notícias veiculadas na imprensa, o que possibilita diferentes visões sobre o país e o exterior - analisa.

Marcos Chaves, do Sistema Elite de Ensino, destaca que os recursos hídricos e a urbanização são tópicos bastante exigidos. “Saber bem o contexto no qual cada temática está inserida é fundamental”, alerta.

Sobre os recursos hídricos, a prova geralmente aborda a questão ligada à geopolítica da água como uma das causas de diversos conflitos no mundo. Em urbanização, Chaves salienta a sua ligação com a sociologia e a história. “Essas matérias contemplam subtemas, como o acesso aos aparelhos urbanos e reformas urbanas, que envolve a biologia no tocante aos problemas ambientais”.

Ele enfatiza também a necessidade de se entender os fatos relacionados à população, como o processo de conclusão da transição demográfica do Brasil e a chamada janela demográfica, na qual o percentual de adultos aumentou. “O que acarretou o aumento da oferta de mão de obra, reduzindo o seu custo. Entretanto, enfrentamos atualmente o grave problema da falta de qualificação da mesma”, explica.

Outro fator muito trabalhado é a agropecuária, que articula as atividades primárias com a questão da conservação da natureza. “Pode ser cobrado na prova os conflitos de terra no país, além da relação entre a energia, o transporte e a problemática do aquecimento global, com o aumento dos investimentos em energias verdes, como a eólica, a solar, a geotérmica e, em especial, os biocombustíveis, e nos transportes de massa, sobretudo em sistemas intermodais de transportes”, aposta Chaves.

A prova é composta por um número elevado de questões, que exigem a interpretação de textos e imagens, como gráficos e charges. Estudar e fazer simulados de provas anteriores pode ser um bom diferencial na preparação, pois reforça o conteúdo. “A realização de exames anteriores auxilia o candidato a se familiarizar com este tipo de questão e a controlar o tempo gasto com a leitura e a resolução de cada questão”, ressalta o professor do Sistema Elite de Ensino. 

Nenhum comentário: