terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Pop pertence a elas


Por Ribamar Filho

Desde 1998, com o fenômeno Britney Spears, o mundo da música pop foi tomado pelo girl power. Mas a pergunta que não quer calar: por que em um mundo onde Michael Jackson fez a verdadeira revolução do segmento pop, as mulheres passaram a dominar? São elas que, desde a entrada do novo século, mandam e desmandam nesse gênero. Mesmo com fenômenos como os Jonas Brothers, Justin Timberlake e Justin Bieber, além dos Black Eyed Peas, elas ainda se mostram mais fortes e dominam o cenário.

De cara, duas loiras fatais do pop: Lady Gaga e Britney Spears. Gaga é o fenômeno do momento. Já nos presenteou com obras como Poker Face, Paparazzi, Bad Romance e Telephone e quando imaginamos que não tem mais nada de novo eis que surge de um ovo literalmente. Em sua aparição para cantar seu novo single Born This Way no Grammy, Gaga não deixou por menos: além de faturar prêmios importantes da noite foi o destaque, nascendo no palco em mais uma tresloucada e impactante apresentação.


Já Britney Spears faz história já há alguns anos. Começou a carreira como colegial, foi à Marte, suou, dançou e beijou Madonna, foi ao fundo do poço e voltou de forma triunfante. Com milhões de álbuns vendidos em mais de 10 anos de carreira, ainda tem gente que fala que a cantora é fabricada. Como um produto fabricado consegue se manter por todo esse tempo? Após conflitos internos, ela se renovou, mostrou que deu a volta por cima e trouxe Womanizer e Circus, dois clássicos para os fãs. Em 2011, volta com Hold it Against Me, impressiona público e critica com uma música crescente com batidas prontas para uma balada. O clipe da música, dirigido por Jonas Akerlund, traz uma cantora que se encontra e tenta dar o melhor para os fãs. Luta, coreografia, tintas, efeitos especiais e um clima futurista a trazem de volta ao reino do pop. E nós, amantes do gênero, agradecemos.


O olimpo pop também tem Beyoncé e Shakira. A primeira começou a carreira no grupo Destiny’s Child, onde já mostrava que todos saberiam o seu “name”. Lançou-se em carreira solo e, de cara, fez uma legião de fãs que ficaram Crazy in Love. A cantora inspira, com sua voz poderosa, músicas arrebatadoras e um gingado de deixar os fãs loucos. Ela é rainha do estilo e mostra que o simples é sempre o melhor. Quem vai se esquecer do clipe de Single Ladies? Coloque Beyonce e mais duas dançarinas em um fundo branco, com bodies e alguns acessórios metálicos. Pronto. Temos um dos melhores clipes dos últimos anos. Mas a cantora não é somente das músicas agitadas, ela manda bem em balada com batidas rápidas. Quem não se lembra do seu hit Irreplaceable, senão então “to left, to left”? Beyoncé é uma das divas do pop e fez com Shakira Beautiful Liar.
Shakira já vinha de uma carreira muito bem sucedida na América latina, mas estourou no mundo todo mostrando o seu remelexo no ótimo Whenever Wherever. O resultado? Sucesso mundial. Prêmios, turnê mundial, reconhecimento e muita música boa. Estas são algumas marcas da “Loba latina” que o mundo adora! Em 2010, fez a abertura da Copa do Mundo da África com o hit da competição Waka Waka. A latina não brinca em serviço e nos presenteia mais uma vez com Gipsy, uma mistura deliciosa do que faz de melhor: a junção de uma ótima letra, novos sons e Shakira, mostrando que Hips Don't Lie!
Não podemos nos esquecer de outras musas do pop como Rihanna e Katy Perry. Rihanna suou um pouco antes de alcançar o estrelato, de onde nunca mais saiu. A dona do hit Umbrella se mantém entre as moças mais cativantes, diferentes e ousadas da música pop atual. Depois de passar por escândalos de violência doméstica com o seu então namorado, o também cantor, Chris Brown, a artista deu a volta por cima, recebeu apoio de fãs, mulheres e da mídia em peso, fez parceria com o renomado rapper Eminem no sucesso Love The Way You Lie e agora volta polêmica e cheia de ousadia em seu mais novo hit intitulado S&M. O título, bastante controverso, já deixava os fãs enlouquecidos. O clipe da música, que tem como temática o sadomasoquismo, foi proibido em diversos países. Os admiradores da garota conseguem acessar o clipe pelo youtube, mas tem que ter login, já que é proibido para menores de 18 anos por conter cenas de forte apelo sexual. A verdade é: ela está deslumbrante!
Deslumbrante é um bom termo para descrever também Katy Perry, a mais nova de nossas musas do pop. Ela chegou polêmica com o hit I Kissed a Girl e vários se perguntaram: é lésbica? A resposta: não! Mas isso não a deixou menos interessante. Na verdade, a lolita do pop nos mostrou que além de cantar, sabe também utilizar de seu visual fashion para chamar a atenção. A bela morena de olhos claros voltou com o seu novo álbum e já emplacou dois hits: California Gurls em parceria com Snoop Dogg e o que, na minha opinião, é o melhor de Katy, o eletronicamente pop Firework, que trouxe um clipe bem diferente do usual e fez os fãs gostarem ainda mais da garota!
Da diva à sexy, da polemica à louca, da sensual à latina, sem esquecer a eterna rainha Madonna, que inspira todas essas e causa ótimas surpresas até hoje aos fãs, admiradores e críticos. As mulheres reinam no mundo pop. Seus lançamentos são os mais aguardados, suas músicas cantadas por todo o planeta, os fãs mais amorosos e um talento admirável. São as eleitas do momento.

4 comentários:

Léo Teófilo disse...

Riba, muitoooo bom o post !
Adorei !

Baladeira Deslumbrada disse...

amo as cantoras descatráveis

Anônimo disse...

Esqueceu da Xtina né meu filho... agora ela tah flopada, mas ela continua Diva!!!!

Clandestine Peacock disse...

Sempre estarão no topo. Até porque o público homossexual é o mais fiel e o melhor que qualquer artista pode ter. E são eles que mais fazem bombar os hits de todas elas.

www.clandestinepeacock.blogspot.com