quinta-feira, 30 de junho de 2011

Faceta para elevar a auto estima


Por Carlos Dantas*

Um belo sorriso faz toda a diferença nas relações sociais. Em muitos casos, pode abrir portas. Ou, por outro lado, fechá-las. As facetas de porcelana surgiram nos anos 80 como o tratamento mais prático e eficaz para quem almeja os tão cobiçados dentes perfeitos. Elas atuam como uma espécie de “unha postiça” e é colada ao dente original com o objetivo de corrigir imperfeições, restaurando a área afetada. Para isso, retira-se uma fina camada do dente para que o encaixe da prótese fique perfeito.

Para quem procura um método rápido e eficaz, essa técnica é a melhor opção. Só nos Estados Unidos, movimenta, por ano, cerca de US$ 1 bilhão. E o custo desse investimento tem se tornado cada vez mais acessível e os resultados compensam. Diferentemente das facetas de resina, as de porcelana têm maior durabilidade, de, pelo menos, 15 anos.


Em tempos tão competitivos como o nosso, as pessoas buscam todas as formas possíveis para se destacar entre as demais. O ditado já dizia: “beleza não põe mesa”. Será? Ela pode não ser fundamental, como ressaltava o poeta, mas é um bom cartão de visitas e conta pontos nessa selva de pedra chamada mercado de trabalho.


E, cá entre nós, ter dentes bonitos e saudáveis não estão ligados apenas a uma questão de concorrência na sociedade. A sensação de estar bem consigo mesmo, proporcionado pelo cuidado com a saúde bucal é essencial para a auto estima. E não há nada melhor do que ter motivos para sorrir ao se olhar no espelho.

* Especialista em implantodontia e em prótese pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Bauru


Nenhum comentário: