terça-feira, 28 de junho de 2011

Que tal uma sopinha?


Por Rodrigo Shampoo

Com o clima frio, a hora é de tirar o casaco do armário e saborear um prato bem quentinho. Vou sugerir uma sopa. Eu li recentemente sobre uma maravilhosa chamada Leão Veloso. Isso mesmo. Leva mexilhão, lula, polvo, congro rosa e camarão. O preço, se eu não me engano, não passava dos R$ 40.

Pesquisando no nosso onisciente google, encontrei a história dela. Veja que interessante: o diplomata Paulo Leão Veloso, que atuava em diversos países, provou, no Porto de Marselha, na França, uma sopa preparada pelos pescadores locais com peixes nobres, a bouillabaisse. Ao voltar para o Brasil, sugeriu a receita para um restaurante da Rua do Ouvidor que está lá até hoje, são e salvo, o Rio Minho. O diplomata adaptou a receita ao calor tropical e adicionou alguns temperos tupiniquins. Como deu certo e foi um sucesso, o restaurante decidiu batizá-la com o seu próprio nome.

E o melhor, vou contar agora. Consegui também a receita. Anota aí:

SOPA LEÃO VELOSO

Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 25 minutos
Quantidade: individual
Sugestão de harmonização: acompanha vinho branco

INGREDIENTES:

- 400g polvo
- 400g lula
- 100g filé de peixe
- 80g camarão limpo
- 60g mexilhão
- ½ pimentão
- ½ tomate
- ½ cebola
- alho a gosto
- sal a gosto
- 100ml molho de tomate
- 100ml caldo de peixe
- 300ml de água

MODO DE PREPARO

Cozinhe separadamente o filé de peixe, o camarão, o mexilhão, o polvo e a lula. Retire a água utilizada para cozinhá-los e acrescente o pimentão, o tomate, a cebola e o alho. Em seguida, junte tudo no molho de tomate e complete com água e ferva por 10 minutos.

A sopa está pronta para ser degustada. A porção é individual (500 ml por pessoa).

Um comentário:

Rosy disse...

olá.. adorei seu Blog e ja me tornei seguidora.. me siga tbm e seu comentário é muito importante para meu Blog

http://rosy-artesdarosy.blogspot.com/

Sucesso!!