segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Brasil perde Palocci mais uma vez

Foto: Agência O Globo

Por Rufino Carmona

A queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, que deve ser anunciada amanhã pela presidenta Dilma Rousseff, é uma grande perda para esse governo, que acabou de completar cinco meses. Palocci é certamente um dos melhores quadros da nossa política. Foi responsável pela transição civilizada do governo de Fernando Henrique para o de Lula em 2002. Naquele momento, teve a notável capacidade de acalmar os mercados e arrefecer os ânimos da sociedade civil, que, até então, estavam muito exaltados diante da proximidade de um governo de que muitos tinham um pé atrás.


Na Fazenda, se destacou por uma política extremamente pragmática, que aliada ao estilo forte e coerente de Henrique Meirelles, comandante do Banco Central durante todo o governo de Lula, conquistou o empresariado e elevou o Brasil a um ranking invejável em nível mundial. O Brasil pagou a tão fantasmagórica dívida externa, se tornou credor do FMI etc, etc, etc.

Mas Palocci tropeçou nas próprias pernas: uma casa suspeita e o caseiro Francenildo derrubaram o todo poderoso ministro. No entanto, ele não se fez de rogado, disputou a eleição por São Paulo e voltou como deputado federal. No início, não era muito requisitado na sua bancada. Mas como é - e vai continuar sendo - muito competente, foi abrindo brechas e se tornou rapidamente um dos mais importantes na casa. Aos poucos, voltou a influir nas decisões dentro do PT e, quando deram por si, estava lá ele na Casa Civil da presidenta Dilma.

Até hoje - agora um pouco menos -, Palocci é o homem forte desse governo. Amanhã, já não deve ser mais. E por quê? Essa pergunta não me sai da cabeça. Por que um homem tão competente, tão importante para o nosso país, tão imprescindível nos últimos anos da nossa história, faz coisas, no mínimo, suspeitas. Não vou crucificar o grande homem público, até porque não existem provas objetivas contra ele. Mas, ministro, o Brasil merecia ter o senhor chefiando a Casa Civil até o final do mandato de Dilma e, um dia, o Brasil merecia ter o senhor como presidente da nação. O senhor me frustra. Confesso que estou muito frustrado com esse final tão desastroso.

Quem será o novo ministro chefe da Casa Civil da presidenta Dilma a partir de amanhã? Quem quer que seja, dificilmente será tão competente quanto Antônio Palocci.

Outra vez, ele vai deixar saudades!

Mas, tomara, que seja mais um até breve!   

Um comentário:

Fênix27 disse...

Olá, se elê era bom,porque não continuar?.Prefiro não comentar pois de política corro as léguas, futebol então nem pensar.Desculpe,mas acredito que vai dizer.Então para que comentar,não é mesmo?
Mas gostei muito do blog,tem muita informação e a gente tem mais que ficar atualizado no que acontece no mundo.Já sou seguidora e espero que visite o meu cantinho.Ficarei grata e feliz.
Obrigada.