terça-feira, 12 de julho de 2011

Dentes também sofrem erosão


Carlos Dantas*

Por muitos anos, a cárie e as doenças ligadas à gengiva foram os maiores problemas bucais. Eram os principais objetos de estudo de clínicos e pesquisadores. Mas com a inserção de flúor na água e graças à maior divulgação de técnicas de escovação, os casos de cárie e de gengivites ficaram mais raros e, detectados precocemente, com a ida periódica ao dentista, a opção pela extração, por exemplo, caiu quase à zero.

Mas agora, as pessoas enfrentam uma nova ameaça: a erosão dentária. Trata-se da perda da estrutura química do esmalte dos dentes. Ocorre em virtude da ação de ácidos e não por origem bacteriana, como muitos presumem. Além dos danos estéticos, ocasiona muita dor.


A erosão dentária é muito comum em crianças e adolescentes. Seduzidos pela alimentação moderna, rica em bebidas e alimentos ácidos, como refrigerantes à base de cola – até mesmo os diet. e os light - e sucos, naturais ou industrializados, de frutas cítricas, ficam mais sujeitos a sofrer desse mal.

O mesmo ocorre com quem sofre de anorexia e bulimia nervosas, devido aos constantes vômitos. O suco gástrico produzido pelo vômito é extremamente ácido e o contato desse líquido com os dentes provoca uma verdadeira destruição do esmalte dentário.

Os primeiros sinais da erosão são dentes sensíveis que, ocasionalmente, quebram  pequenos pedaços de suas  pontas, geralmente uma superfície desgastada de coloração  azulada. Na superfície do dente se forma uma coloração  alaranjada de aparência polida e brilhante. Isso ocorre por causa da perda do esmalte dentário.   


Uma importante questão que pode ser resolvida facilmente e que ajuda na preservação dos dentes é a verificação do teor de flúor no creme dental utilizado, que deve ser acima de 1300 PPM, e não pode ser abrasivo, ou seja, é não pode provocar atrito. Uma maneira simples de avaliar essa abrasividade é colocar um pouco do creme dental entre as pontas dos dentes da frente e arrastar um ao outro. Se sentir uma sensação de que os dentes estão sendo lixados é porque esse creme é abrasivo. A solução é simples: comprar o de outra marca.

Existem seis tipos de erosão dental, que vão desde pequenas valas na superfície do dente que, se não tratadas, podem evoluir à perda total, com exposição de sua estrutura interna, chamada de polpa.  

Os adolescentes, que consomem muito refrigerantes e ingerem alimentos ácidos, apresentam danos até o grau 4. No caso dos pacientes com bulimia ou anorexia, o problema pode chegar até o nível 6.

Dependendo da classificação da erosão, a solução pode ser desde um simples canal ou restauração com resina, até um tratamento definitivo com a colocação de facetas de porcelana. O tratamento deve ser realizado por um especialista em prótese dentária ou em dentística restauradora. Os materiais utilizados são, basicamente, de resina.

*Especialista em implantodontia e em prótese pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Bauru


Nenhum comentário: