quinta-feira, 28 de julho de 2011

Viva o futebol brasileiro!


Por Rufino Carmona

Meio desanimado, depois da derrota do meu tricolor, quase não vejo Santos X Flamengo. Que heresia eu iria cometer. Esse jogo me lembrou das histórias que meu pai contava, e ainda conta, sobre o Santos de Pelé, que tomava 4 e fazia 5. É pai, só que, dessa vez, quem fez 4 foi o Santos. O Flamengo fez os 5.



O que foram as atuações de Ronaldinho Gaúcho e de Neymar? Se o Gaúcho jogasse sempre assim...isso já é outra conversa. Sem qualquer desmerecimento à vitória rubro-negra, até porque foi irretocável, digna dos tempos de Zico, o gol da noite foi o terceiro do Santos, de Neymar. Duvido que o Santos segura o garoto depois disso. Tudo bem que o gol de falta de Ronaldinho foi uma daquelas façanhas que só os grandes craques protagonizam. Mas, ao meu ver, não tem como compará-lo com um gol em que várias peças funcionaram e o brilhantismo da jovem estrela santista que fez umas coisas lá que não dá nem para entender como é possível para simples mortais como eu.

Quando o Santos fez 3 a 0, com 26 minutos, eu pensei que seria uma daquelas goleadas históricas. Mas o Flamengo que já não é Flamengo há muito tempo, se recuperou como Flamengo. E empatou como Flamengo. E depois de levar outra virada, virou o jogo, em plena Vila Belmiro, como Flamengo. Quem foi o Santos de Pelé ontem foi o Flamengo, que se não teve um Pelé, em seu passado, teve um certo Zico e hoje, guardadas as devidas proporções, tem um certo Gaúcho.   


Olha, até agora eu não entendi direito porque eu assisti a esse jogo. É que quando o Fluminense perde, eu fico tão desanimado que desligo a televisão e tento dormir o mais rapidamente possível. Mas, dessa vez, foi fácil esquecer a derrota do Flu. O futebol é maior que qualquer paixão clubística. Foi realmente um grande prazer ter permanecido acordado. E viva o futebol brasileiro!


Um comentário:

Joao Negro disse...

eu assisti a esse jogo! Foi um dos melhores jogos q eu já assisti! Incrivel!