terça-feira, 2 de agosto de 2011

Japonês tem nova fã



Por Rodrigo Shampoo


Nas minhas aventuras gastronômicas, sempre que posso, levo uma acompanhante especial, a minha namorada. Adepta da carne bem passada, ela detesta tudo que seja cru ou mal passado. Surgiu então um dilema: “gosto tanto de comida japonesa, como convencê-la a experimentar?”.

Bem, comecei devagar. Apresentei o tradicional yakisoba. Legal, ela gostou! Fui para o passo seguinte, um Hot Filadélfia, que leva arroz, cream cheese, salmão e cebolinha envolvidos por uma folha de alga nori empanada com uma crocante camada de massa. Apesar de certa resistência inicial, ela experimentou e pediu bis. Oba!

Daí por diante, resolvi ser mais ousado, partindo do princípio de que o sabor do salmão cru era muito semelhante ao salmão defumado. Tinha certeza que, ao provar das delícias nipônicas, ela iria se tornar fã, assim como eu. Fui em busca então de um restaurante japonês muito bem recomendado por um amigo, o Sushi Ya – Casa do Sushi, na tradução para o português. Ficava lá no NorteShopping.


O ambiente intimista e aconchegante foi um convite, e tanto, para degustar o farto cardápio. As paredes, adornadas em madeira, com lustres rústicos, de material semelhante ao papel, iluminavam à meia luz. Um clima propício para uma romântica comemoração a dois. Alguns elementos como um Buda de madeira, bambus e outros enfeites davam o toque sutil da cultura da Terra do Sol Nascente.

Optamos pelo rodízio. Ainda sem habilidade com os hashis (os famosos pauzinhos que substituem os talheres), ela rasgava de elogios os sushis, os sashimis e outros makimonos, molhando-os levemente no shoyu. Vitória! 


Eu, que já conhecia várias casas japonesas, confesso que provei algumas receitas, até então, inéditas ao meu paladar. Não me decepcionei. Pelo contrário. Era uma melhor do que a outra, quase todas assinadas pelo chef Takeshi, que, antes de voltar para o Japão, ensinou todos os segredos de seus cortes e de suas receitas para os discípulos que permaneceram na casa.

E como minha namorada gostou de tudo (viva!), já estou contando os dias para conhecer a outra filial do Sushi Ya lá no Nova America.

Serviço:

NorteShopping - Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Loja 4407 – Del Castilho
Tel.: (21) 2289-5809  
Shopping Nova America - Av. Pastor Matin Luther King Jr., 126 – Loja 115
Tel.: (21) 2218-0794

Nenhum comentário: