segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um 1º de maio para nunca esquecer

Primeira página do Jornal do Brasil de 1º de maio de 1981

No Dia do Trabalho, comemorado ontem, não havia como se esquecer de um 1º de maio de 30 anos atrás, em 1981. Naquele dia, uma bomba no Riocentro tentou calar os trabalhadores. Vivíamos o final da ditadura militar, mas tinha muita gente que não queria "largar o osso". 

Desde 1979, quando o então presidente, General João Figueiredo, decretou a anistia e, logo após, a abertura política, os "anos de chumbo" já tinham data para terminar. Mas se aquela bomba tivesse atingido o alvo talvez tivéssemos permanecido ainda mais tempo sob o jugo dos militares.


Os 20 anos de ditadura foram longos demais. Toda a face mais perversa dela pôde ser mostrada, sem cortes, naquele 1º de maio. Mas, 30 anos depois, o país vive outros tempos. Tempos de democracia. O Brasil ainda não é um paraíso para os trabalhadores. Talvez nunca venha a ser. Até em países desenvolvidos, como a Alemanha e no Japão, os trabalhadores marcharam na rua em protestos ontem. Mas em nosso país ninguém cala mais o povo. Tudo que existe de errado pode ser dito em alto e bom som. E que seja sempre assim! 

 
Viva a democracia!
Parabéns a todos nós, trabalhadores!  

Um comentário:

Blog Te Interessa disse...

Olá querido Carlos.
primeiramente, obrigada pela visita.
E vamos manter contato sim, podemos fazer uma parceria.
Entre em contato pelo meu e-mail okey teinteressa@live.com
Boa semana
Viva a Democracia !!
Abraços.