sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Visite Gramado

A Hortênsia, símbolo da cidade

Por Tiberius Drumond*


Quem chega na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, tem a nítida sensação de que aportou em um país europeu, mais precisamente na Alemanha, já que a arquitetura germânica está por toda parte. Além da beleza natural, adornada por hortênsias, símbolo principal da cidade, outro fator que impressiona é a infra-estrutura. As ruas não têm semáforos e, mesmo assim, nada de acidentes nem de engarrafamentos e, muito menos, desrespeito aos pedestres. Quando um pedestre pisa na faixa para atravessar, os carros param. Mas param mesmo, gente! Eu testemunhei. 

Gramado é uma cidade modelo, exemplo para o turismo no Brasil. Atualmente, é o quarto principal destino dos turistas de todo o país e o primeiro do povo do Rio Grande do Sul. Com pouco mais de 31 mil habitantes, o município recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. 



Mas não é só de beleza que vive Gramado. A cidade também é referência na Sétima Arte. Acontece no Palácio dos Festivais anualmente o Festival de Cinema de Gramado. O desse ano começou no último dia 5 de agosto e vai até amanhã. Criado a partir de uma Mostra, em 1969, o evento reúne os principais atores e diretores do país. Essa edição vai exibir sete longas e 16 curtas nacionais, além de seis longas estrangeiros e de mostras de filmes produzidos por cineastas gaúchos. Todos disputando o famoso Kikito, importante reconhecimento em nível nacional e internacional. 

Bem em frente ao Palácio, do outro lado da via principal, fica a bela Rua Coberta, local de grades eventos, e que reúne também restaurantes e bares muito badalados, além das gostosíssimas lojas de chocolate. É um tipo de point para as noites na Serra Gaúcha.

O Lago Negro

Mas o que não falta mesmo em Gramado são pontos turísticos. Para os apaixonados, indico o Lago Negro, ideal para um bom piquenique e para andar nos pedalinhos em forma de cisnes. Vale a pena contornar todo o lago. É um colírio para os olhos. Quem não quiser ir a pé, pode alugar uma bicicleta.

O Lago Negro recebeu esse nome, porque, ao seu redor, foram plantadas árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros, que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão.

Vamos para o Zoológico. É bem diferente dos que conhecemos. No lugar das grades e das jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem, com fidelidade, o habitat das espécies. Por ficar bem no alto, durante o percurso, o visitante pode admirar os vales da Serra Gaúcha. Atualmente, o parque possui 1.500 animais. Existe até a opção de o passeio ser feito à noite para se conhecer melhor as espécies de hábitos noturnos. Demais, não é mesmo? E a infra-estrutura é de altíssimo nível. Coisa de Primeiro Mundo.


O Minimundo

Para os apaixonados por miniaturas, como eu, o Minimundo é um prato cheio. O parque apresenta réplicas, em miniatura, de diversas atrações turísticas mundiais, ambientadas ao ar livre. Destaques para os castelos alemães de Neuschwanstein (entre a Alemanha e a Áustria e que serviu de inspiração para Walt Disney produzir o Castelo da Bela Adormecida)  e de Lichtenstein (conhecido como o "Castelo do Conto de Fadas").

Algumas construções no Minimundo ganham vida através de sonorização e da presença de cerca de 2.500 mini-habitantes. Suas ferrovias, rios e estradas, tudo, é claro, em miniatura, permitem a integração do centro aos bairros e áreas rurais. Eu não queria arredar o pé de lá, mas a patroa me puxou. “Vamos conhecer outros lugares, Tiberius”. E lá fui eu.

Museu de Cera

Um pouco distante do centro, visitamos o único museu de cera da América Latina, o Dreamland. É o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop de toda a America Latina. Mais de 50 astros do cinema e personalidades distribuídos em cenários temáticos. Quatro bonecos me chamaram a atenção: Shrek, Indiana Jones, Dick Tracy e Lady Di. Perfeitos!

Hollywood Dream Cars

Pertinho dali, duas exposições: uma para carros antigos (Hollywood Dream Cars) e outra para a tão admirada Harley-Davidson (Harley Motor Show - Museu de Motos). Gostando ou não de carros e motos, vale a pena conferir. E quem gosta, sai “babando”.

Uma dica: antes de ir embora, tire fotos nos pórticos da cidade. Vale a pena guardar de recordação!

Gramado é um lugar para se visitar com bastante calma. Infelizmente, não deu tempo de conhecer tudo. Mas espero voltar, em breve, para conferir todas as atrações que deixei para trás.


* Fotos: Tiberius Drumond.

2 comentários:

Lucélia disse...

Interessante a matéria. Ficamos até com vontade de visitar a cidade.

Amelia Miller disse...

Fiquei com água na boca, eu estive lá, faz muito tempo. Se pudesse voltaria hoje.