domingo, 15 de maio de 2011

Um Domingo de decisões

Um dia de muita emoção no país do futebol
Por Carlos Pinho 
 
Alguns estaduais, como o carioca e o paranaense, já acabaram, mas a bola vai rolar, como nunca, daqui a pouco, em decisões por sete estados brasileiros. Nesse post, vamos analisar os prognósticos para as finais do Paulistão, do Gauchão, do Mineiro e do Pernambucano.

Santos X Corinthians

Liédson X Neymar: um duelo que promete!

A tendência é de que o Timão chegue ao duelo mais preparado do que o Peixe, já que teve toda a semana para trabalhar, enquanto a equipe de Muricy Ramalho viajou, no meio da semana, para a Colômbia para jogar a Libertadores.

 Neymar, a esperança de gols santista.

Mas como no futebol não existem fórmulas exatas, se os meninos da Vila vencerem o cansaço, podem levar o título. Mesmo sem Paulo Henrique Ganso, machucado. A responsabilidade vai estar nos pés de Neymar. E ele não costuma decepcionar.

Atlético-MG X Cruzeiro

 Cuca, um bom técnico em busca da afirmação.

Com um início de temporada avassalador, o Cruzeiro perdeu o rumo em apenas quatro dias da semana passada. A eliminação surpreendente, na Libertadores, e a derrota para o Galo, por 2 a1, no primeiro jogo da final do campeonato mineiro, trouxeram a questão: a equipe de Cuca é um mero fogo de palha?

 Dorival Jr.

Pelo menos, no momento, o castelo da celeste mineira parece desmanchar como areia. E o antes considerado supertime em nada difere dos elencos montados nos últimos quatro anos: “jogando como nunca e perdendo como sempre” (frase utilizada até meados do ano passado, no meio futebolístico, para zombar da seleção espanhola). Em busca da redenção, o Cruzeiro ainda terá o desfalque de seu principal jogador, o meia Montillo, suspenso.

 Mancini: o craque do Galo.

O Atlético conquistou uma boa vantagem e joga pelo empate. A equipe de Dorival Jr. conta com a categoria do meia-atacante Mancini (ex-Roma e Inter de Milão) e  salto alto não combina com os times treinados pelo competente técnico. 

Grêmio X Internacional

 Renato Gaúcho.

Vitorioso em pleno Gigante da Beira-Rio, pelo placar de 3 a 2, o Grêmio leva para a sua casa, o Olímpico, a vantagem de poder empatar para assegurar o título gaúcho. O campeonato é encarado pelos torcedores do Rio Grande do Sul como um desafio nacional, devido às raízes históricas do povo dos pampas com o seu território, defendido, por muitos, como um país.

O tricolor conta com os retornos dos meias Adilson e Lúcio. Assim, o técnico Renato Gaúcho vai poder completar o setor de meio-campo com Fábio Rochemback e Douglas. Com essa formação, o Grêmio tem, na temporada, dez vitórias, apenas um empate e nenhuma derrota.  

 Falcão e o desafio Colorado.

Já o Internacional ainda não se adaptou à filosofia de Paulo Roberto Falcão. O técnico, tão acostumado às imagens disponíveis nas modernas cabines de transmissão, parece um estranho à beira do campo, área onde talvez nunca tenha tido tanta intimidade assim. Em uma semana, sofreu duas derrotas decisivas: a eliminação na Libertadores e a virada no último Gre-Nal. Como técnico, Falcão está se revelando um belo comentarista.

 Guiñazú, ídolo do Inter.

Santa Cruz X Sport

 O retorno do Santa Cruz às grandes decisões.

Em Pernambuco, um clube parece renascer das cinzas, o Santa Cruz, que amargou vários rebaixamentos e um longo jejum de títulos nos últimos anos. Mas esse marasmo pode estar com os dias contados. A vitória sobre o Sport, por 2 a 0, em plena Ilha do Retiro, reacendeu a esperança de dias melhores para o torcedor do tricolor coral.

 Hélio dos Anjos, técnico do Sport

Já o Sport, em busca do hexacampeonato, terá um baita desafio pela frente. Para alcançar o título, o Leão precisa vencer o Santa por três gols de diferença no Mundão do Arruda.  


E então? Dê o seu palpite:  Quem leva a melhor na final do seu estado?

2 comentários:

sorana disse...

decisão sem o verdão é a mesma coisa que assistir jogo de segunda divisão

sorana disse...

estou te seguindo... me segue!
bolachachocha.blogspot.com