segunda-feira, 2 de maio de 2011

A vitória do Tio Sam


Por Rufino Carmona

A morte de Osama Bin Laden, divulgada há poucos instantes, de forma oficial, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, marca o fim de uma busca angustiante pelo líder terrorista responsável pelo atentado às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque.

Para matar Bin Laden e tentar desestruturar sua rede pelo mundo, os americanos detonaram a guerra do Afeganistão e a guerra do Iraque. Muito sangue foi derramado. Mas nada de Bin Laden e nada também de quebrar as conexões da Al Kaeda. Muitos afirmam que a organização terrorista é mais forte hoje, embora tenha gente que diga que a rede já teria perdido muito da sua força.

Mas o mundo hoje é mais perigoso do que há dez anos, antes do atentado ao World Trade Center. Se vai ficar mais seguro com a morte do maior mentor do terrorismo de que temos notícia nas últimas décadas só o tempo vai dizer.

O terrorismo perde o rumo ou se fortalece com a morte de Osama Bin Laden, já que foi executado por tropas americanas? A pergunta fica no ar. Mas ninguém duvida que é uma grande vitória política do presidente Obama. Ele fica para a história como o presidente que, enfim, matou o grande inimigo da nação do Norte.

O próximo 11 de setembro, dez anos depois da queda das torres gêmeas, vai ser um pouco menos angustiante para as famílias que perderam parentes naquele dia de que nunca iremos esquecer.

Você acha que o terrorismo perde força com a morte de Bin Laden? Deixe aqui o seu comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com pena minha digo que não ,pois considero que o problema não está no líder mas sim em quem o apoia .

Chicão disse...

Infelizmente, não acho. Certamente, a morte de Bin Laden é uma perda para o terrorismo; momentaneamente é provável que provoque uma retração. Entretanto um outro membro dessa célula o sucederá. Não duvido, inclusive, que alguém ja estivesse sendo preparado para sucedê-lo. O fundamentalismo religioso e as ações terroristas não irão para o túmulo com Osama. O medo permanece.

PatyPaty disse...

tenho mnhas dúvidas, mas eu acho q num acaba por aí